Piauí
Ela ocorreu no contexto da Guerra de Independência do Brasil (1822 - 1825). Aconteceu próximo ao Riacho Jenipapo, no Piauí e pela razão de que o Nordeste do Brasil ainda possuía soldados portugueses dos quais mantinham essas terras sob lealdade da Coroa.
Era resultado da união de piauienses, cearenses e maranhenses na luta contra as tropas portuguesas sob o comando de João José da Cunha Fidié. Perderam a batalha por contar com pouco armamento e por ele ser, em maioria, rudimentar, mas conseguiram ao menos desviar o rumo das tropas, e retardar seu avanço.
Resposta. A batalha de Jenipapo é conhecida como uma das batalhas mais sangrentas e marcantes feita pela Independência do Brasil. ... Assim resultou como maiores consequências as mortes de cerca de 200 brasileiros e os que foram feitos prisioneiros por Portugal, cerca de 542.
Monumento da Batalha do Jenipapo (Campo Maior) – PATRIMÔNIO CULTURAL DO PIAUÍ
Passado três meses da solenidade em Parnaíba, dois movimentos revolucionários estavam prestes a acontecer: o primeiro, na cidade de Oeiras, no dia 24 de janeiro de 1823, que proclamou a independência do estado.
Explique o porquê. 2- À medida que os monarcas foram consolidando seu poder, os reinos passaram a ter unidade territorial e legal. Por isso, o processo de centralização do poder também é conhecido como formação das monarquias nacionais.
Se fossemos tratar do aniversário, o Piauí já possui mais de 250 anos. A criação da capitania ocorreu em 1758 e a instalação oficial no ano seguinte. O Dia do Piauí na verdade marca a memória de uma das datas que marcaram o processo de independência do Estado.
Em 1811, o príncipe Dom João, cinco anos antes de ser coroado rei de Portugal, elevou o Piauí à categoria de capitania independente....Piauí
Enquanto isso, é considerável o ano de 1822, que dá ao Piauí 186 anos.
As solenidades presenciais serão exclusivas para homenageados e autoridades e haverá transmissão ao vivo por meio das redes sociais do Governo do Estado. O governador Wellington Dias participa, nesta sexta-feira (22), das atividades alusivas ao 198º Aniversário da Adesão do Piauí à Independência do Brasil.
Oeiras (Piauí)
No Piauí são identificadas duas características climáticas: tropical quente e úmido, e semi-árido. O clima tropical é predominante em grande parte do território estadual, as temperaturas nessas áreas oscilam entre 25° e 27°C ao ano. ... O clima semi-árido abrange, principalmente, o sudoeste do Estado.
A segunda capital mais quente do Brasil. Teresina está localizada em um território entre rios – Mesopotâmia brasileira –, isso contribui para a manutenção da umidade. A cidade também está em uma região próxima a linha do Equador, que é a faixa de maior insolação na superfície do planeta.
Pessoa que não entende de nada. Em notória alusão ao animal, ou seja, uma besta. Achar graça: Rir, sorrir. Ex: “A menina achou muita graça da minha piada!”.
No Piauí, a caatinga é o bioma predominante, representa 28,4 % da vegetação do território e envolve 63 municípios. O Estado conta com o registro de 932 espécies de animais e 20 gêneros de plantas exclusivos da caatinga.
O maranhão apresenta grande variedade de biomas. Sua vegetação é composta por mata de cocais (a leste), mangues (no litoral), floresta Amazônica (a oeste) e cerrado (ao sul).
O litoral do Piauí é o menor do País. Escondido entre a Praia de Jericoacoara no Ceará e os Lençóis Maranhenses, conta com 66 km de praias e dunas de areia branquinha, entremeadas por lagoas de águas cristalinas incríveis, que enriquecem ainda mais a paisagem.
Uma dúvida comum a muitos turistas é se tem praia em Teresina, mas a resposta é não. Ao contrário de todas as outras capitais nordestinas, a do Piauí não é banhada pelo Oceano Atlântico. Teresina fica a 343 km do litoral, mas isso não impede uma esticada até as praias mais próximas.
AS 5 MELHORES PRAIAS DO PIAUÍ
126 km
Piauí
127.