Dentre as áreas mais importantes da disciplina, estão: morfologia, que estuda as palavras isoladamente; sintaxe, responsável por estudar as palavras enquanto elementos de uma frase; e semântica, que estuda o significado das palavras e os sentidos que elas podem tomar de acordo com o contexto.
As aulas de Português para o Ensino Médio compreendem: Gramática, Literatura e Interpretação de Texto. As aulas de Ensino Médio são utilizadas pelos professores para preparar aulas e pelos alunos para estudar para provas e para fazer trabalhos.
Regência verbal. Pontuação. Crase e acentuação gráfica. Emprego correto das classes de palavras e dos termos da oração.
A gramática da língua portuguesa estuda os elementos e os processos de formação que conferem as características do nosso idioma. ... Substantivos, verbos e outras classes gramaticais precisam estar ligadas e ordenadas corretamente, se não as palavras deixam de fazer sentido, principalmente para o receptor daquela mensagem.
Há 4 tipos de gramáticas: normativa, descritiva, histórica e comparativa. Ao mesmo tempo, a gramática da língua portuguesa é dividida em fonologia, morfologia e sintaxe.
A Gramática tem como finalidade orientar e regular o uso da língua, estabelecendo um padrão de escrita e de fala baseado em diversos critérios, tais como: - Exemplo de bons escritores; ... Em se tratando de Gramática, tem-se como matéria-prima um sistema de normas, o qual dá estrutura à língua.
A gramática normativa proíbe o início de frases com pronomes oblíquos como o me. Frases como “Peguei várias atividades para mim fazer” são bem comuns também, em que o correto seria “Peguei várias atividades para eu fazer”.
Na Gramática Descritiva, a preocupação é descrever e/ou explicar as línguas tais como elas são faladas, independentemente do que a Gramática Normativa prescreve como sendo correto ou não. ... Veja este exemplo: Mãe, vou no banheiro lavar este machucado.
É o estudo do mecanismo pelo qual uma dada língua funciona, como meio de comunicação entre seus falantes. Diferente da Gramática Normativa que analisa as regras da língua, a Gramática Descritiva estuda a língua escrita e falada, independente da formalidade.
Normativo vem de norma. Isso é, a gramática normativa é aquela que aprendemos na escola como sendo a norma culta da Língua, e é utilizada na modalidade escrita formal. Já a gramática descritiva tem como preocupação registrar a língua como ela realmente é falada. ... Não existe linguagem certa ou errada.
A gramática natural é um objeto matemático que permite especificar uma linguagem ou língua, ou seja, é um conjunto de regrascapaz de gerar todas as possibilidades combinatórias, e isto é uma linguagem formal ou natural.
A gramática é o conjunto de regras e normas que regem uma língua, no caso, que normatizam a língua portuguesa, estabelecendo um padrão a ser seguido, o que chamamos de linguagem formal, norma padrão, norma culta, etc.
Gramática histórica: tem como objetivo estudar a origem e a evolução histórica de uma língua. São os estudos diacrônicos da língua; Gramática comparativa: tem como objetivo estabelecer correspondências entre diferentes línguas para assim estabelecer suas relações de parentesco.
As primeiras gramáticas sistemáticas se originaram na Idade do Ferro na Índia, com Yaska (VI a.C.), Pāṇini (IV a.C.) e seus comentadores Pingala (200 a.C.), Katyayana, e Patânjali (II a.C). No Ocidente, a gramática surgiu como uma disciplina do helenismo a partir de III.
A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente.
Linguagem formal: Estou muito atrasado. Linguagem informal: Caramba! Tô muito atrasado. No exemplo acima, a linguagem informal é caracterizada pelo uso da gíria "caramba", e também é exemplo do uso de expressões utilizadas oralmente, como o "tô".
Resposta. Resposta: Uma linguagem formal e com o máximo de detalhes.
A linguagem coloquial, informal, natural ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registradas ou têm outro significado.