Frase da semana: “Quem habita este planeta não é o Homem, mas os homens. A pluralidade é a lei da Terra” – Hannah Arendt. Em plena ascensão nazista, ser um pensador de esquerda na Alemanha não era a posição mais confortável do mundo. Se você fosse uma mulher de origem judaica, então, era mais complicado ainda.
O fundamento dos direitos humanos está baseado na idéia de dignidade. A dignidade é a qualidade que define a essência da pessoa humana, ou ainda é o valor que confere humanidade ao sujeito. ... A idéia de dignidade deve, pois, garantir a liberdade e a autono- mia do sujeito.
A banalidade do mal é, para a filósofa, a mediocridade do não pensar, e não exatamente o desejo ou a premeditação do mal, personificado e alinhado ao sujeito demente ou demoníaco.
A partir do conceito aristotélico que afirma que a liberdade é a razão de ser da política. ... A liberdade para Hannah Arendt não se refere à interioridade, desta forma, é na coletividade que a liberdade se constitui, ou seja, na sua prática e, assim, é no espaço da política que realmente somos e nos apresentamos.
Resposta. letra a. Exercício da vida política.
Ponto de partida Sua preocupação com as faculdades do pensar, querer e julgar foi provocada, como ela mesma afirma, pelo julgamento de Eichmann em 1961 em Jerusalém, ao qual ela assiste como enviada da revista New Yorker.
Literalmente, o vocábulo grego oikonomia (οἰκονομία, formado por οἶκος, “casa”, “residência”, “família” e νόμος, “regulação”, “lei”, “princípio”, “prescrição”) expressa a ideia de “administração da casa”.
substantivo feminino Cidade independente, com governo próprio, que constitui ou representa o poder supremo de um Estado. [História] Na antiguidade grega as cidades-estado representavam um governo delimitado e autônomo em que o poder era centralizado e exercido pelos cidadãos livres.
A cidade-estado é uma cidade dentro de outra cidade, onde ela sobrevive independente do local onde está inserida, com suas próprias leis. ... Essas cidades ficavam dentro da Grécia, mas funcionavam de forma independente, tinham seu próprio regime político e suas leis.
Significado de Cidade substantivo feminino Povoação de maior amplitude e importância.