A escola de samba Águia de Ouro é a campeã do grupo especial do carnaval de São Paulo de 2020.
Mancha Verde
G.R.C.E.S. Escola de Samba Mancha Verde ___________________________________________________________
Títulos por Escola
Intitulado “A Verdade Vos Fará Livre”, o carnaval da Mangueira de 2020 trará não a história do Jesus bíblico e seu martírio, mas sim uma indagação sobre como seria a volta do Cristo hoje, em um contexto de tanta intolerância, preconceito, violência e perseguição.
Portela
Águia de Ouro é a grande campeã do Carnaval 2020 em São Paulo.
Análise do samba-enredo da Mangueira: A Verdade Vos Fará Livre.
A verdade vos fará livre
Publicado 24/02/2020 - 09h25 Com o samba-enredo “A Verdade vos Fará Livre”, a agremiação usou a trajetória de Jesus Cristo para fazer críticas sociais e políticas.
Rio de Janeiro
Mangueira: 19 títulos (1932, 1933, 1934, 1940, 1949, 1950, 1954, 1960, 1961, 1967, 1968, 1973, 1984, 1984, 1986, 1987, 1998, 2002 e 2016);
Vá com roupas leves, práticas e confortáveis, tanto pelo período que estará desfilando e a fantasia utilizada, quanto pelo fato de não haver vestiários para a troca da fantasia; Tenha atenção com seus pertences e evite exibir itens de valor ou que chamem atenção.
No fim da década de 1960 começa a colaborar com a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Envolve-se com essa comunidade, e, dessa experiência, nascem os Parangolés, a obra mais conhecida de Oiticica.
"Parangolés" -espetáculo que a coreógrafa e bailarina Mariana Muniz estréia hoje, na Galeria Olido, inspirado na obra de Hélio Oiticica- revela uma profunda pesquisa artística envolvendo dança, poesia, samba e artes plásticas. ... O próprio Hélio dizia que eles só faziam sentido se fossem vestidos pelo público", diz ela.
Referindo-se a sua obra Hélio Oiticica diz – “o objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.
Hélio Oiticica foi um artista experimental e performático. ... Nesse sentido, a arte passa do estado de contemplação para o afetar os comportamentos, tendo uma dimensão ética, social e política. De acordo com o crítico de arte Celso Favareto, podemos identificar duas fases na obra de Oiticica: o visual e o sensorial.
Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Considerado por Hélio Oiticica a "totalidade-obra", é o ponto culminante de toda a experiência que realiza com a cor e o espaço.
Em 1963, Hélio Oiticica iniciou a produção dos Bólides. São trabalhos em formato de caixa, majoritariamente em madeira ou vidro, mas também em plástico, contendo diferentes materiais como pigmento, terra, água, espelhos, conchas, pedaços de tecido ou papel, fotografias ou poemas.
De acordo com os textos que foram escritos entre 1959 a 1969, Hélio Oiticica foi um dos poucos artistas que teorizou, conceituou, a própria arte. A ideia do artista era fixar questões essenciais no campo da arte. Quanto mais escrevia, mais potencializava sua teoria que irá acompanhar cada obra e invenção.
A dança e o Parangolé Ocorre uma incorporação entre a obra e o participador dançarino. Dissolvem-se assim as fronteiras entre a arte e o corpo, entre o artista e o espectador, entre a obra e o espectador.
A arte propositora pode ser entendida como um mecanismo da arte onde os artistas utilizam de sua relação comunicativa de maneira intensa, e, direta, expondo uma estética comunicativa que envolva os espectadores em um determinado propósito, passando assim intensidade nas obras, peças, e, expressões corporais elencadas . ...
Resposta. Resposta: A arte participativa é uma abordagem para fazer arte em que o público se envolve diretamente no processo criativo, permitindo que se tornem co-autores, editores e observadores do trabalho. Portanto, esse tipo de arte está incompleta sem a interação física dos espectadores.
A arte propositora trata - se de uma vertente da arte que presa pela expressão artística comunicativa intensa, com isso, se é exposto fortemente a estética comunicativa a fim de fazer interação com o público para se atingir um objetivo em específico. ... Dessa forma, pode - se promover a arte como um todo.
Eles defendiam qu o público tivesse uma atitude ativa em relação à arte , ou seja, que fizesse parte do processo de criação ou interação com a obra. Os artistas que apresentam esse tipo de proposta em suas exposições ou espetáculos são conhecidos como artistas propositores.