Qual é o objetivo das Alianças Militares formadas no contexto da “Paz Armada”? garantir mercados consumidores e fornecedores de matéria prima. exercitar o poder político e econômico na África e Ásia. apaziguar os atritos entre os países europeus através de uma arbitragem imparcial e justa.
o objetivo dessas alianças era a ajuda militar em caso de guerra, onde os paises , unidos, teriam mais poder de fogo para enfrentar os inimigos.
E por que ocorreu? No geral, a expressão "Paz Armada" faz referência ao momento que antecede a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), em que as principais potências europeias viviam uma corrida armamentista sem, supostamente, a intenção de dar início a um conflito.
Portanto, um período de "paz", mas em que todos estavam "armados até os dentes". Desde meados do século XIX, o nacionalismo exacerbado e o imperialismo foram os principais fatores que motivaram essa corrida e posteriormente que levarão à Primeira Guerra.
A paz armada foi uma grande mobilização militar, onde os países europeus, anterior a primeira guerra mundial, se organizavam militarmente mesmo sem ter a intenção real em confrontos militares. Essa busca pela militarização foi motivada pelo Imperialismo e o Nacionalismo, que levariam esses países ao conflito mundial.
Para fins de estudo, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é dividida em 3 fases:
Pode ser organizada em três fases distintas: a fase da supremacia alemã, a fase em que as forças estavam equilibradas e a fase que marcou a derrota do Eixo. Os grupos que se enfrentaram na guerra foram os Aliados (Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
De maneira geral, os principais fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial foram:
Em 26 de junho de 1941, quatro dias após o Eixo invadir a União Soviética, a Finlândia associou-se à guerra contra a URSS como "cobeligerante", embora não tenha assinado o Pacto Tripartite. Em 1945, as Forças Aliadas, lideradas pela Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética, derrotaram os países do Eixo.