Em 1 de Julho de 1921, o exército Espanhol no nordeste de Marrocos, sob Silvestre, desmoronou-se depois de derrotado pelas forças de Abd el-Krim, no que ficou conhecido na Espanha como o desastre do Anual, com cerca de 8.
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 1936 e 1939 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.
A neutralidade espanhola deixou o país à margem dos avanços tecnológicos derivados das necessidades de guerra, de modo que, quando a guerra terminou no final de 1918, a aviação militar espanhola encontrava-se numa situação de clara inferioridade em comparação com os da outros países do continente.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as potências neutras escolheram lado algum, esperando evitar ataques. ... Entretanto, Portugal, Suécia e Suíça ajudaram os Poderes Aliados oferecendo brigadas para o Reino Unido, enquanto Espanha evitou os Aliados em favor do Eixo.
Além de visitarem instalações militares, os 24 oficiais brasileiros que a compunham foram arregimentados na primeira linha do Exército francês, que lutava na frente ocidental da guerra (França e Bélgica).
Essas guerras ocorreram entre os séculos XIX e XX e são elas: Guerra Cisplatina (1825 – 1828), Guerra do Paraguai (1864 – 1870), Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945).