A Guerra do Contestado começou com um líder considerado santo — o monge José Maria — e terminou com outro tido como o próprio diabo — Adeodato Ramos.
Adeodato Manoel Ramos, o último comandante militar dos rebeldes do Contestado, percebeu a estratégia do general Setembrino de Carvalho em isolar o movimento numa área restrita. Ele, então, tentou espalhar seus homens e seguidores na direção oeste do rio dos Peixes.
A Revolta ou Guerra de Canudos expressou basicamente a falta de terras, a miséria e o abandono das populações rurais do interior do país, tendo forte caráter messiânico. Essa situação foi o resultado do processo colonizatório sustentado no latifúndio e na oligarquia.
Para o governo era uma questão de honra militar e nacional aniquilar os “fanáticos”. Contudo essa expedição foi derrotada e Moreira César morto em combate. As sucessivas derrotas militares se explicavam pelo fato da grande maioria dos soldados desconhecerem a região da caatinga, tão familiar ao povo de Canudos.
Plantavam-se e criavam-se cabras. Uma das fontes de renda de comunidade foi a venda das peles de cabra, que a Republica exportava, inclusive. A importância da cabra na economia de Canudos, alias, é um estudo ainda a ser feito. Dava o alimento - leite e carne - e o couro para roupas e sapatos.
Resposta. Resposta: Os latifundiários estavam perdendo a mão de obra e as autoridades ficaram incomodadas com o rápido crescimento da comunidade.
Resposta:ExExplicação:O. crescimento de Canudos incomodava os poderosos,pois Antonio Conselheiro pregava contra a cobrança de impostos municipais e era a favor da volta do regime monarquista. Com isso,os sertanejos resis- tiram bravamente e venceram os três confrontos. Assim a fazenda Canudos foi a falência.
Canudos se tornou uma ameaça ao poder dos coronéis e da Igreja Católica porque eles perdiam mão-de-obra e fiéis nas missas para os Canudos.