A expressão 'grupos de referência' é utilizada para descrever qualquer pessoa ou grupo – real ou imaginário – que influencia de modo significativo as avaliações, as aspirações e o comportamento de um indivíduo (BEARDEN; ETZEL, 1982; PARK; LESSIG, 1977).
O que é Grupo: Grupo é um conjunto de indivíduos que reunidos formam um todo. São diversas as expressões que caracterizam os grupos, por exemplo: multidão, plateia, público, bando, marcha, panelinha, associação, equipe etc.
substantivo masculino Conjunto de pessoas ou de objetos reunidos num mesmo lugar, que formam um todo. Conjunto de pessoas que apresentam o mesmo comportamento e a mesma atitude, e com um objetivo comum que condiciona a coesão de seus membros: um grupo político; um grupo de trabalho; psicologia de grupo.
- Grupo casual: um número de pessoas que compartilham um mesmo ambiente virtual de aprendizagem em um momento particular, sem interesse explícito que as una; ... - Grupo identificado automaticamente ou aleatório: um número de pessoas que são automaticamente conectados a partir da detecção de um algoritmo computacional.
adjetivo Que acontece por acaso; não planejado; que depende do acaso, da sorte, do destino: encontro casual. Que não é formal; sem regras e convenções; informal: vestido casual.
Um grupo empresarial é caracterizado pelo conjunto de diversas empresas – não necessariamente do mesmo setor ou com características semelhantes – que são administradas por uma única companhia matriz. As empresas pertencentes ao mesmo grupo empresarial podem estar ligadas de maneiras diferentes.
Grupo empresarial, grupo econômico, conglomerado econômico, conglomerado empresarial e conglomerado industrial são termos que se referem a um conjunto de empresas que dependem de uma mesma empresa matriz (holding).
Como abrir uma Holding: os 7 passos para montar uma Holding
É formado por duas ou mais empresas, cada um com sua própria personalidade jurídica. A consequência da existência do grupo econômico é que as empresas que o integram são solidariamente responsáveis pelas obrigações decorrentes da relação de emprego. ...
Considera-se grupo econômico, no âmbito do direito do trabalho, a situação em que uma ou mais empresas, mesmo tendo cada uma delas personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção, controle ou administração de outra, ou, ainda, se apesar delas possuírem autonomia reconhecerem, espontaneamente, a existência do ...
Para que empresas sejam caracterizadas como grupo econômico , basta que duas ou mais estejam sob a direção, o controle ou a administração de outra, compondo assim um grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econômica.
Conforme o artigo 265 da Lei 6.
O grupo econômico é formado por duas ou mais empresas, cada uma com personalidade jurídica própria. Por se tratar de grupo econômico, integrado por empresas, não se admite a sua constituição exclusivamente por entidades que não exerçam atividades econômicas e empresariais.
Grupo econômico de fato é, portanto, aquele que existe entre sociedades que se relacionam em decorrência da participação que uma possui no capital das outras, sem que exista, porém, um acordo sobre sua organização formal, administrativa e obrigacional.
Assim, a configuração de grupo econômico se dá pela vertente da coordenação ou pela vertente da subordinação. Para caracterizar o grupo econômico horizontal por coordenação, são necessários os seguintes elementos: comprovada gerência comum, identidade de objetivos e interesses, identidade de sócios, etc.