O bombeiro é responsável pela atuação em situações de emergências, como combate a incêndios, desabamentos, afogamentos, explosões, entre outros, e também por ações de prevenção social. Quem escolhe a carreira pode optar por dois caminhos: ser um bombeiro civil ou militar.
§ 2o No atendimento a sinistros em que atuem, em conjunto, os Bombeiros Civis e o Corpo de Bombeiros Militar, a coordenação e a direção das ações caberão, com exclusividade e em qualquer hipótese, à corporação militar.
Para ser bombeiro militar, é preciso passar por um concurso público, ter ensino médio completo para a função de soldado e ensino superior completo para a função de oficial. Além disso, é necessário ter habilidades específicas, como saber nadar. Veja outras exigências:
Estão abertas as inscrições para o concurso Saean de Artur Nogueira (Serviço de Água e Esgoto), no interior de São Paulo, destinado a preencher 30 vagas. A oferta salarial varia…
Saiu edital do concurso SAP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo). Serão 1.034 vagas de Agente de Segurança Penitenciária. Haverá dois editais, um para o sexo masculino, contado com 934 vagas, e o outro para o sexo feminino…
Ao longo dos ensinamentos, são aprendidas as técnicas de combate a incêndios, salvamentos e demais abordadas ao longo deste post. É a primeira graduação dentro do Corpo de Bombeiros.
As informações são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do Novo CAGED, que reúne dados do CAGED, eSocial e Empregador Web com um total de 24.103 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Outubro de 2022 a Outubro de 2023.
De modo geral, o bombeiro apaga incêndios em residências, empresas, carros e ambientes públicos, mas também realiza vistorias em estabelecimentos comerciais, elaborando laudos sobre a segurança do local.
O bombeiro civil tem uma vasta gama profissional para trabalhar. A contratação dele é bastante comum em lugares como shoppings, hospitais, faculdades, indústrias e condomínios, dentre outros.
Profissionais com ensino médio completo contratados para exercer o cargo de Bombeiro Civil também podem almejar um emprego público através de concurso.
O perfil profissional mais recorrente é o de um trabalhador com 29 anos, ensino médio completo, do sexo masculino que trabalha 44h semanais em empresas do segmento de Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas.
Além disso, o profissional atua em salvamentos, quando alguém se perde na mata, se afoga em rios ou no mar, e também para retirar vítimas de soterramentos ou enchentes, assim como para fazer resgates em altura.
Uma dúvida frequente de muitas pessoas é sobre a diferença entre bombeiro civil e bombeiro militar, essas duas profissões tem sido alvo de muitas controvérsias e muitos conflitos também.
Se você se interessa em fazer uma faculdade, temos algumas sugestões de instituições com mensalidades acessíveis e que contam com polos espalhados pelo país. Veja algumas delas:
Além disso, situações emergenciais também fazem parte do dia a dia deles. Os atendimentos envolvem pessoas, animais e redução dos danos nas perdas materiais em razão de alguma intempérie.
Um grande exemplo está na tragédia de Brumadinho, onde as equipes formadas por bombeiros civis atuaram prontamente com busca na mata, auxilio aos familiares e outras ações de extrema importância no momento da tragédia.
Seguir uma carreira concursada de Bombeiro Civil não parece ser uma boa idéia, já que a remuneração no setor público é cerca de 17% menor do que a média salarial do setor privado. Talvez compense pela estabilidade e jornada de trabalho menor, mas precisaria pesar bem os prós e contras.
O candidato que é aprovado no concurso público para bombeiros pode fazer carreira como praça ou oficial. Como praça, ele precisa realizar um curso para formação de praças no qual aprende técnicas de combate a incêndios, de salvamentos e de outras atuações. É a primeira graduação dentro do Corpo de Bombeiros.
Já o bombeiro civil atua em empresas privadas, como shoppings e eventos. Nesse caso, ele não precisa necessariamente passar por um concurso e sua formação é realizada em cursos específicos.
A prova discursiva do concurso do Banco Central do Brasil (Bacen) é um momento crucial no processo seletivo, destinado a avaliar as habilidades de escrita e argumentação dos candidatos. Composta…
R$ 1.
O Bombeiro Civil atua em empresas, shows e eventos e fica responsável pela gestão dos riscos de incêndio e outras situações com potencial de gerar uma emergência. ... Cabe a ele auxiliar no desenvolvimento de planos de emergência, sempre zelando pela preservação de vidas, respeito ao meio ambiente e proteção ao patrimônio.
Militares e policiais Militares, policiais, bombeiros, guardas municipais, agentes da Abin e agentes socioeducativos aposentados ou reservistas preservam o direito ao porte de armas.
O legislador ordinário entendeu que os integrantes das Forças Armadas deveriam ter direito ao porte de armas, uma vez que possuir e portar armas é inerente à categoria dos militares. Da mesma forma, o inciso II, do artigo 6º, tratou do porte de armas para os Policiais Militares e os Bombeiros Militares.
De acordo com o documento, agora conselheiros tutelares, advogados, oficiais de justiça, detentores de mandatos eletivos (Executivo e Legislativo) jornalistas da área policial, agentes de trânsito, motoristas de transportadoras e dentre outros profissionais poderão portar armas de fogo.
O Projeto de Lei 7226/17 concede porte de arma de fogo para suboficiais, subtenentes e sargentos da Marinha, Exército e Aeronáutica. Estes militares fazem parte da categoria das praças militares. A prerrogativa será mantida para o militar quando entrar na reserva ou for reformado.
Oficiais de Carreira serviço ativo ou inatividade Têm direito ao porte de arma de fogo na forma da Lei nº 6.
§1º Os oficiais e subtenentes/sargentos de carreira, em serviço ativo ou na inatividade, poderão adquirir até duas armas brasonadas, indistintamente, dentre pistolas e revólveres calibre . 45 ou pistolas calibre 9 mm.
É a autorização, concedida pela Polícia Federal, para o transporte de armas de fogo e munições a bordo de aeronaves civis, segundo as regras vigentes para tanto.
R: Sim, desde que tenha a GT expedida pela PF, que é requerida mensalmente, e a pessoa seja CAC, pois o Decreto nº 9.
Armas brancas longas, como espadas, espadins, punhais, sabres, adagas, floretes, cimitarras, katanas, armas medievais e etc. Armas de fogo de qualquer tipo: pistolas, revólveres, garruchas, carabinas, espingardas, escopetas, fuzis, mosquetões, metralhadoras, submetralhadoras, rifles, etc.
Qualquer cidadão pode viajar de graça pelo Brasil. Legalmente, a qualquer cidadão é possível viajar gratuitamente de avião, nas aeronaves da FAB. ... Nesse último caso, somente idosos, pessoas com deficiência, jovens de baixa renda e crianças possuem legalmente o direito de viajar gratuitamente.
Se liga neste post que eu vou te contar tudo.
Viajar de graça para jovens com idades entre 15 e 29 e que possuem renda de apenas dois salários mínimos é possível, sim. Você deve se inscrever no aplicativo ID Jovem e saber tudo sobre como se deslocar de um estado para outro do território nacional sem pagar nada.
A maioria das empresas transportam menores de dois anos gratuitamente em voos domésticos — algumas, porém, cobram 10% do valor pago pelo adulto. Se a criança ocupar um assento, é cobrada a passagem . Algumas companhias dão desconto para crianças com menos de 12 anos, mas essa prática não é obrigatória.
Atenção! A GOL não transporta crianças de 0 a 8 anos incompletos desacompanhadas de um responsável maior de 18 anos. Bebês de até 1 ano e 11 meses podem embarcar em voos nacionais sem pagar pela passagem aérea. Em voos internacionais, pagam 10% do valor da tarifa do adulto.
Crianças, antes de completarem 6 anos de idade, não pagam passagem e devem viajar acompanhadas de seus responsáveis. Adultos, ao completarem 60 anos, passam a ter direito à gratuidade da passagem (Lei do Estatuto do Idoso e Lei Estadual .
Informações necessárias para sua viagem. Nos voos internacionais da Azul, bebês e crianças têm tarifas especiais para viajar. Bebês (entre 0 e 2 anos incompletos) viajando no colo pagam 10% da tarifa do adulto.
De acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), na Resolução 4.
Veja as dicas abaixo:
três meses de idade
Ao fazer uma viagem nacional com menor de idade, saiba que a certidão de nascimento também é um dos documentos aceitos! Se não tiver a original em mãos, é possível apresentar uma cópia autenticada.
Os documentos necessários para viajar de avião com menor são:
Qual a idade ideal para viajar com crianças?