A Resistência Italiana era um movimento armado de oposição ao fascismo e à ocupação da Itália pela Alemanha nazista, bem como à República Social Italiana - fundada por Benito Mussolini, em território controlado pelas tropas alemãs - durante a Segunda Guerra Mundial. ... Seus membros eram conhecidos como "partigiani".
Partisan (do francês partisan; feminino partisane. Em italiano partigiano/partigiana) é um membro de uma tropa irregular formada para se opor à ocupação e ao controle estrangeiro de uma determinada área. Os partisans operavam atrás das linhas inimigas.
Muitos judeus participaram de grupos de partisans [guerrilheiros] formados na França e na Itália para ajudar as Forças Aliadas a derrotarem a Alemanha. Eles falsificavam documentos e carteiras de identidade, imprimiam publicações contra o nazismo, e assassinavam os colaboradores da besta nazista.
Resposta: O termo 'partisan' surgiu na Guerra Civil Espanhola, nos anos 30. ... No desenrolar da Segunda Guerra, esses grupos passaram a atuar contra os exércitos invasores, sobretudo os nazistas. Por veze, chegavam a se aliar com outros exércitos da resistência, mas isso não era regra.
Quando relacionamos o termo “resistência” aos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), notamos que, na história do conflito, esse foi o nome dado aos grupos civis (sociedade civil) que lutaram contra os nazistas.
Em Munique, em 1942, alguns estudantes universitários que faziam parte dessa corrente, criaram um grupo de resistência chamado “Rosa Branca”, mas em 1943, seus líderes – os estudantes Hans Scholl e sua irmã Sophie Scholl, bem como o professor Kurt Huber -- foram presos e executados por haverem distribuído panfletos ...
No dia 25 de agosto de 1940, em resposta ao bombardeio acidental da cidade de Londres, no dia anterior, pela aviação alemã, 81 bombardeiros da RAF atacaram a Berlim. O fato assombrou os berlinenses, o alto comando alemão e o próprio Hitler.
Além da libertação de seu próprio país, a Resistência teve um papel importante no auxílio aos aliados em meio ao seu avanço na Europa Ocidental, fornecendo relatórios de inteligência vitais, e ainda promovendo inúmeros atos de sabotagem contra as rotas de abastecimento das forças alemãs e suas linhas de comunicação no ...
Quando o arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, foi assassinado por nacionalistas sérvios em 28 de junho de 1914, a maioria dos ingleses achava que esse conflito continental não os atingia. ...
Tem mais depois da publicidade ;) No inicio do século XX havia certa concorrência comercial entre países europeus, principalmente na disputa pelos mercados consumidores. Rivalidades entre nações; Rivalidade anglo-alemã: A origem desta rivalidade entre Inglaterra e Alemanha foi a competição industrial e comercial.
O fim da guerra foi recebido com alívio pelos britânicos. Mesmo vencedor, o país estava consciente do fim da era como potência imperialista. Derrota de Churchill nas urnas traria um novo Estado de justiça social.
Nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, o lançamento de bombas atômicas contra as cidades de Hiroshima e Nagasaki determinou a morte de milhares de civis japoneses. Mediante tal ação, a Segunda Guerra Mundial chegava ao seu fim com a assinatura da rendição nipônica, em 2 de setembro de 1945.
Causas. A Segunda Guerra Mundial teve como grande causa o expansionismo e o militarismo da Alemanha Nazista. Essa postura da Alemanha refletia diretamente a ideologia dos nazistas, que haviam alcançado o poder da Alemanha em 1933.
A Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia por tropas alemãs, a 1º de setembro de 1939. ... Até seu final, em 1945, a guerra teve um saldo de 27 milhões de soldados e em torno de 25 milhões de civis mortos, entre os quais cerca de seis milhões de judeus vitimados pelo Holocausto.
Planejada desde 1933, a invasão da União Soviética pelas tropas nazistas, chamada Operação Barbarossa, foi lançada em 22 de junho de 1941, dando início a um dos episódios mais brutais da era moderna.
Na madrugada de 1º de setembro de 1939, a invasão da Polônia pelas tropas de Hitler marcou o começo da Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, derrotada na Primeira Guerra Mundial, havia perdido seus territórios ultramarinos, a Alsácia Lorena e parte da Prússia.
A República de Weimar foi o período da história alemã compreendido entre os anos de 1919 e 1933, entre o fim da I Guerra Mundial e a ascensão do partido nazista ao poder.