Martin Luther King (1929 – 1968): Martin Luther King foi um dos maiores líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e no mundo. Assim, entre as ideias manifestadas por ele está o antirracismo, o amor ao próximo e a não violência.
Martin Luther King “Eu tenho um sonho”, esta é a afirmação mais significativa desse grande líder americano. O pastor protestante e ativista político foi um dos maiores nomes da luta pela igualdade social nos EUA e ganhou reconhecimento no mundo todo.
Entre os principais líderes do movimento destacaram-se os soldados Luís Gonzaga das Virgens e Lucas Dantas e os alfaiates Manuel Faustino dos Santos Lira e João de Deus Nascimento. Os quatro conjurados eram negros e pardos, e foram condenados à forca.
Identificar os principais líderes da luta pela independência na América Espanhola
Resposta. Fascismo: Além da Itália e Alemanha, registraram-se movimentos fascistas de destaque na Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Finlândia, Hungria, Romênia, Espanha bem como na África do Sul e Brasil.
Pablo Morillo
A independência do Chile ocorreu no dia 12 de fevereiro de 1818, sob liderança de Bernardo O'Higgins. O movimento que buscava a independência pôs fim à soberania espanhola que atingia a região. ... O líder separatista Bernardo O'Higgins, o General criollo José de San Martin e o mercenário britânico Lord Thomas Cochrane.
Na América espanhola, a ocupação da Espanha pelas tropas de Napoleão enfraqueceu o controle da metrópole sobre as colônias. Em 1811, o padre Hidalgo tentou sem êxito proclamar a independência do Vice-Reino de Nova Espanha (México). ... O méxico tornou-se então uma República federal independente.
Consequências da Independência da América Espanhola A fragmentação de territórios deu origem a nações completamente novas. No entanto, a consequência mais emblemática foi o enfraquecimento da Espanha como potência mundial.
As colônias espanholas na América começaram a se tornar independentes no começo do século XIX. Em vários países ocorreram guerras contra a Espanha. ... Os povos americanos (incas, astecas, maias e outros nativos) foram dominados, perderam suas terras e tiveram que seguir a cultura imposta pelos espanhóis.
ela ocorreu no século 18 a Espanha passou por um intenso processo de mudança que determinou sua história como potência colonial Neste período Espanha e Portugal até então as grandes potências da Europa vinham perdendo seu espaço para a França e Inglaterra a mineração nas colônias espanholas estavam em declínio O ...
A classe mais privilegiada era a dos brancos, das camadas dominantes que constituíam o corpo das autoridades coloniais, (chamados de Chapetones), nascidos na Espanha; eles poderiam participar das decisões políticas e administrativas e ocupar altos cargos administrativos ligados diretamente à Coroa Espanhola.
Resposta: foram Haiti-onde a independência foi obra da revolta dos escravos- e o Paraguai, de cuja elite militar nacionalista e índios guaranis conquistaram a independência.