Laerte Coutinho (1951) é sem dúvida uma das cartunistas e chargistas mais conhecidas do Brasil....Já tendo realizado diversas obras em canais de comunicação variados, desde 2014 publica charges no jornal Folha de S. Paulo.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Diz-se de ou pessoa que cria ou desenha cartuns, tiras cômicas, histórias em quadrinhos de humor, desenhos ou ilustrações humorísticas. ETIMOLOGIA der de cartum+ista, como ingl cartoonist.
Gênero textual que faz críticas aos temas de interesse público. Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social.
Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.
Resposta: Eu sei que o objetivo da charge é criticar o ensino pois o personagem falou errado, e o autor da charge escreveu propositalmente errado pra dar mais ênfase no "humor".
Resposta. Resposta: a pessoa está pedindo ensino de qualidade , e a placa que ele fez uma palavra está errada , e isso praticamente afirma que ele não teve um ensino bom , pois não sabe escrever corretamente a palavra !
A charge representa a revolta da vacina que ocorreu em 1904 na cidade do Rio de Janeiro capital do Brasil na época. Tal revolta aconteceu por causa da obrigatoriedade da vacinação contra a varíola liderado pelo médico Oswaldo Cruz, as pessoas que não tomasse a vacina estaria sujeita a multas e outras punições.
Sua função é chamar a atenção do leitor e mostrar de forma ilustrativa algo, podendo ser expreções dos personagens, um produto, trocadilho com a parte verbal, entre outros...