O que é? Sendo possível medir a temperatura em três locais do corpo: Oral (na boca): coloca-se o termômetro sob a língua e, com os lábios, mantém-se o termômetro fixo, que deve ser mantido nessa posição durante três minutos. Retal: para esse método, utiliza-se um termômetro retal.
Em pacientes onde, por diversas razões, não se pode utilizar os braços, o cavo poplíteo (atrás dos joelhos) ou até os pulsos dos tornozelos são opções. O local mais adequado para realização da aferição da pressão arterial é no braço (esquerdo ou direito).
O aparelho utilizado para aferir (medir) a temperatura do corpo é o termômetro. Existem diversos tipos de termômetros, sendo que o mais comum é o termômetro clínico, composto, na maioria das vezes, por mercúrio ou álcool.
Como medir febre com termômetro digital?
Termômetros digitais infravermelhos são sensores capazes de aferir a temperatura de corpos ou superfícies através da radiação emitida por eles e a medição da temperatura é feita de modo que o sensor não precisa tocar a superfície, ou seja, não tem a necessidade de contato direto. O resultado da temperatura sai na hora.
Para medir a temperatura do corpo com o termômetro digital não tem mistério. Você só precisa ligar o aparelho, esperar que no visor apareça o número zero e colocar a parte prateada na axila. O próprio termômetro vai sinalizar o momento de retirar o aparelho para verificar a temperatura.
Segure o termômetro pela sua base e mantenha pressionado o gatilho. Aponte o raio laser para o centro da área a ser medida. O termômetro automaticamente compensa o desvio de temperatura a partir da temperatura ambiente.
2. Termômetro infravermelho
– Termômetro Clínico Analógico Este é um modelo de termômetro de vidro. Dentro dele, um tubo de vidro menor, armazena uma quantidade de fluido sensível ao calor, o mercúrio. Ele é a substância geralmente utilizada, por isso ficou também conhecido como termômetro de mercúrio. Mas atenção!!!!
Funciona Assim: No interior do tubo de vidro maior existe um outro tubo, muito fino, chamado de tubo capilar, o qual termina num bulbo onde o um líquido sensível ao calor (geralmente mercúrio ou álcool colorido) fica armazenado.
Baseiam-se no efeito de dilatação estabelecido na termodinâmica (flexão térmica). Constituído por duas lâminas metálicas de materiais diferentes com coeficientes de dilatação diferentes (termopar), unidas entre si e enroladas em forma de espiral ou hélice, o que aumenta bastante a sensibilidade.
O termômetro bimetálico inox deve ser usado para medir a temperatura em linhas de ar, água, óleo, vapor, líquidos em geral, entre outros fluidos. ... Outros servem ainda para medir temperaturas de motores marítimos, encaixados no poço de proteção.
Graus Celsius
A Escala Celsius foi criada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Recebe esse nome em homenagem ao seu criador. É a escala termométrica mais utilizada no mundo, inclusive no Brasil. O símbolo dessa escala é °C.
Existem três escalas de temperatura: Kelvin (K), Celsius (C) e Fahrenheit (F).
O grau (símbolo: °), é uma medida dos ângulos planos correspondendo a 1/360 de uma circunferência. Cada grau pode ser dividido em minutos (′), que equivalem a 1/60 do grau, e segundos (′′), equivalente a 1/60 do minuto.