Tiradentes é o apelido que foi dado a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que ficou conhecido por ter sido o único participante da Inconfidência Mineira, ocorrida em 1788, a receber a pena de morte. Ele foi acusado de conspiração pelas autoridades da Coroa Portuguesa e foi morto no dia 21 de abril de 1792.
21 de abril - Tiradentes foi enforcado por lutar pela Independência do Brasil. ... No século 18, o Brasil era uma colônia portuguesa que gerava grandes lucros para sua metrópole, em função do ouro e dos diamantes que haviam sido descobertos na região que ficou conhecida como a das Minas Gerais.
Nascido na Vila de São José Del Rei – hoje uma cidade chamada de Tiradentes em sua homenagem -, seu verdadeiro nome é Joaquim José da Silva Xavier. Durante sua vida Tiradentes exerceu diversas profissões, como minerador, tropeiro, alferes (atual subtenente) e também dentista – o motivo de seu apelido.
Inconfidência Mineira Intelectual, Tiradentes se inspirou nas ideias de revolucionários iluministas e na independência dos Estados Unidos. Seu objetivo era libertar o país do domínio português e o povo da opressão. Assim, juntou-se a padres, coronéis, poetas e advogados, para planejar um motim contra a metrópole.
Minas Gerais
Deste modo, a cidade onde Tiradentes nasceu em Minas Gerais, a Vila de São José, mudou seu nome já em 3 de dezembro de 1889. No ano seguinte, o campo da Lampadosa, onde ele havia sido executado, recebeu o nome de Praça Tiradentes.
21 de abril de 1792
Ritápolis, Minas Gerais, Brasil
Tiradentes, apelido de Joaquim José da Silva Xavier, nasceu no sítio do Pombal, distrito de São João del-Rei (hoje Tiradentes) na capitania de Minas Gerais, no dia 12 de novembro de 1746. O dia 21 de abril, dia da sua morte, é feriado nacional.
Inconfidência Mineira
21 de abril: Tiradentes, brasileiro que representa o desejo de liberdade e independência do povo do Brasil. Mais de dois séculos após sua morte, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) ainda inspira a luta pela manutenção de um País justo e independente.
No dia 21 de abril é feriado no Brasil porque se comemora o Dia de Tiradentes. A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792. ... Era conhecido pelo apelido “Tiradentes” e foi tido por muitos como um “herói nacional”.
A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.
Todos os inconfidentes foram presos, enviados para a capital (Rio de Janeiro) e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns inconfidentes ganharam como punição o degredo para a África e outros uma pena de prisão. Porém, Tiradentes, após assumir a liderança do movimento, foi condenado a forca em praça pública.
Em 12 de agosto de 1798, o movimento precipitou-se quando alguns de seus membros, distribuindo os panfletos na porta das igrejas e colando-os nas esquinas da cidade, alertaram as autoridades que, de pronto, reagiram, detendo-os. Tal como na Conjuração Mineira, interrogados, acabaram delatando os demais envolvidos.
Resposta: 1- A principal causa da Conjuração Baiana foi a insatisfação da população da Bahia com a transferência da capital brasileira para o Rio de Janeiro , além da reivindicação para salários mais altos, instauração de um governo igualitário e a liberdade de comércio.
Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.
Após o processo de julgamento, os mais pobres como Manuel Faustino e João de Deus do Nascimento, Luiz Gonzaga e Lucas Dantas foram condenados à morte por enforcamento, sendo executados no Largo da Piedade a 8 de novembro de 1799.