Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).
Sócrates vivia uma vida normal, tentando aprender o ofício de seu pai, o que ele achava complicado demais, e tendo uma vida comum. Não foi para a escola, nem aprendeu a ler, ou a escrever, embora tivessem algum dinheiro os professores eram caríssimos, chegou a fazer alguns cursos, como música ou condicionamento físico.
Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.
Frases do Filósofo Sócrates
Sócrates e a Atenas Clássica Sócrates nasceu em uma época de ouro em Atenas, tendo vivido as heranças de Sólon e Péricles, a democracia grega e o florescimento cultural e político que tanto ficou conhecido pela posteridade. Nessa época, a atividade filosófica grega já tinha sido iniciada há alguns anos.
O principal objetivo de Sócrates foi provar que toda reflexão tem o significado de conhecimento da verdade, já que o mesmo entendia que o homem era composto por espírito e corpo e que o ser humano deveria voltar-se si mesmo para adquirir autoconhecimento.
"Conhece-te a ti mesmo" é uma frase de introspecção. Significa que devemos fazer uma observação da nossa vida interior. É como uma sugestão de Sócrates para que façamos um exame dos nossos próprios pensamentos e sentimentos, para perceber o quão ignorante somos, o quão ainda temos que aprender.
A frase "Conhece-te a ti mesmo" estava inscrita na porta de entrada do Templo de Delfos a fim de estimular a reflexão dos gregos antigos. Localizado na Grécia, na cidade de Delfos, o templo originalmente era dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria.
Quem conhece a si mesmo não se sente atraído pelo conflito. Sabe que suas energias emocionais são limitadas e que não se pode dar ao luxo de gastá-las em exercícios desnecessários. Com quem não se conhece acontece o oposto: a pessoa busca o conflito como uma forma de se reafirmar.
Sócrates