Já os antigos egípicios utilizavam uma henna avermelhada para colorir as unhas. No entanto, esse cosmético feito para embelezar as unhas femininas foi, formalmente, inventado no século XX, pela francesa Michelle Ménard.
Década de 1920 marcou o início do esmalte como conhecemos hoje. Inspirados nas pinturas de carro, os primeiros esmaltes tinham cores básicas e certeiras como o vermelho que é queridinho até hoje. Já nessa época as mulheres começaram a investir nas nail arts e a meia-lua, que voltou com tudo nos últimos anos.
As primeiras unhas pintadas surgiram provavelmente na China, por volta de 3 000 a.C. As cores do “esmalte” estavam relacionadas com a posição social do indivíduo – homem ou mulher.
Tecnicamente falando, o esmalte é um produto cosmético composto por uma mistura de solventes, diluentes, agentes formadores de filmes, corantes e pigmentos (sintéticos ou naturais) que, quando aplicados sobre a superfície das unhas formam uma película plástica brilhante pela evaporação dos solventes, criando uma camada ...
O esmalte é um produto cosmético composto por solventes, resinas, plastificantes e corantes....Composição dos esmaltes
Uma relação da composição química dos esmaltes de unhas analisados está descrita no Quadro 4. Acetato de Butila, Tolueno, Acetato de Etila, Nitrocelulose, Resina de Formaldeído/Tosilamida, Álcool Isopropílico, Acetil Tributil Citrato, Silica, Stearalkonium Hectorite, Álcool.
Dibutilftalato (DBH), Formaldeído - o tão falado e já conhecido Formol -, Tolueno e Fosfato de Trifenil (TPHP) são os nomes de componentes presentes em muitas marcas de esmaltes e podem trazer, sim, alguns riscos à saúde, principalmente, para quem já tem alguma tendência a alergias e irritações na pele, por exemplo.
Segundo a dermatologista Alicia Natário, do Instituto Pello Menos, os principais causadores de reações alérgicas são o formaldeído, o tolueno e alguns pigmentos e conservantes presentes na composição desses produtos: - Esses componentes podem causar alergias e vermelhidão às pessoas mais sensíveis.
Significado de Esmalte substantivo masculino Verniz opaco ou transparente com que se recobrem certas matérias para dar-lhes brilho ou cor inalterável. (O esmalte é geralmente composto de areia silicosa, de uma mistura de potassa e de soda e de óxidos metálicos.). Obra esmaltada. [Heráldica] Nome das cores do brasão.
Branco: a pessoa quer passar sentimento de paz, juventude, pureza e tranquilidade. Vermelho: estimula a vitalidade e coragem. Laranja: transparece atitudes positivas, prazer e alegria. Azul: revela o afeto, tranquilidade e amadurecimento.
A regra claro-claro, escuro-escuro É bem simples: as peles claras vão com tons claros, e as peles escuras, com tons escuros. Este ponto de partida funciona quase sempre, especialmente se você busca um look clássico onde a paleta de cores é mais limitada: nudes, brancos, rosas, beges.
Então, é importante saber em que tipo de ambiente você estará usando determinada cor. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, é fundamental manter a formalidade, de modo que esmaltes mais clarinhos, bem como vermelhos mais fechados e até alguns tons claros de rosa são as melhores opções.
Quem disse que só os tons quentes estão em alta para o verão 2020? Os esmaltes verde claros também são tendência e prometem trazer mais cor para as suas unhas. Você pode apostar no verde pastel ou no menta para colorir as pontinhas dos dedos e deixá-las super modernas.
As cores de esmalte mais queridinhas
Apenas 18% dos meninos prestam atenção nas garotas que usam as cores da moda nas unhas. Quando o assunto são as cores chamativas, 30% dos homens destacam o azul e o verde como tons irreverentes. Já as cores flúor e amarelo foram indicadas por 38% como tonalidades que combinam mais com o Carnaval e não com o dia a dia.
Dos diversos roxos de Colorama, Jabuticaba e Noite Quente são os mais vendidos. Entre os coloridos, os tons Tagarelando (rosa), Desce do Salto (azul), Marrom Mutante (marrom), Atrevida (coral) e Cara da Riqueza (verde) são os destaques da lista.
Os esmaltes caríssimos da Dior são super badalados porque contam com as cores mais utilizadas nas passarelas, além de contar com cores bem pigmentadas e a qualidade desses esmaltes são inabaláveis.
Vermelho Desejo da Avon – Esse é da Linha Gel e já fizemos post com todos esmaltes da coleção. Sweet Purple da Evora Premium: Ela é efeito Gel por isso dura bastante também. Pão de Ló da Vult: Esse nude fendi é o meu queridinho e da Camilla também.
10 dicas para cuidar das unhas e fazer o esmalte durar mais tempo
O esmalte com o brilho mais duradouro Toda mulher já ouviu falar dos esmaltes da Impala, e a fama boa é real: eles são mesmo ótimas escolhas. A variedade de cores é inquestionável e a durabilidade é bastante alta. Todos são dermatologicamente testados, possuem alta cobertura e brilho que dura por mais de sete dias.
Aprenda a fazer o esmalte durar bem mais
O esmalte precisa estar fluído. Se você tira do vidrinho e ele está grosso, até quase formando fios, é sinal que ele possa dar problemas na hora da esmaltação. Formando bolinhas e, claro, prejudicando a durabilidade nas suas unhas. Se ele estiver grosso, não precisa comprar outro.
Misture em um recipiente partes iguais de vinagre e de suco de limão (50 ml de cada, por exemplo) e use como removedor alternativo. A acidez do vinagre e o poder cítrico da fruta farão com que seu esmalte saia com mais facilidade. Deixe os dedos de molho por 10 a 15 minutos e esfregue algodão sobre as unhas.
Isso porque, segundo bombou na internet nos últimos meses, um truque muito simples, que consiste em pingar algumas gotinhas de cola Super Bonder no esmalte, pode fazer suas unhas ficarem lindas e intactas por até duas semanas.