Os pronomes indefinidos nenhum, algum e qualquer são frequentemente usados pelos falantes com sentido negativo. Contudo, essa significação negativa não é unanimemente aceita, principalmente em relação ao pronome indefinido qualquer.
Já no caso do pronome indefinido qualquer, a sua principal função é a de generalizar uma situação. Ele assume um valor depreciativo ao ser posposto para um substantivo próprio ou artigo indefinido:
2. Qualquer: Mais que em nenhum outro momento da história, a humanidade enfrenta encruzilhadas e desafios. Tomou o remédio mas não sentiu nenhuma melhora.
Frase adequada, dependendo do contexto: se a intenção do autor for dizer que o documento deve ser assinado por alguém que não exerça cargo de supervisão, haverá exclusão, por isso se deve usar “nenhum”:
A frase apresentada no início de nosso texto tem significado diferente do pretendido pelo autor, pois dizer que a mulher não apresenta qualquer sintoma da doença significa dizer que ela não apresenta um dentre muitos sintomas, mas não exclui todos os sintomas, ou seja, ela pode apresentar alguns deles. O sentido, porém, é de exclusão, portanto a frase deveria ser assim construída:
O pronome algum designa indivíduo, lugar ou coisa desconhecida ou indeterminada; o pronome nenhum é usado para excluir qualquer dos indivíduos da espécie referida pelo substantivo ou pronome a que está ligado. Este usado em frases negativas, já que exclui; aquele, em frases afirmativas:
Frase inadequada, pois significa que as linhas não se encontram em um ponto dentre muitos, mas podem encontrar-se em outros pontos. O sentido, no entanto, é de exclusão: não há encontro entre as linhas paralelas jamais, portanto o adequado seria escrever
Por fim, o pronome indefinido “nenhum” se refere à ausência total de algo, logo, sua inexistência. Ele só pode assumir funções de sentido negativo nas frases. Entenda melhor abaixo:
Portuguese Language Stack Exchange is a question and answer site for linguists, teachers and learners wanting to discuss the finer points of the Portuguese language. It only takes a minute to sign up.
Diversos gramáticos condenam esse uso, afirmando ser errado segundo o padrão culto. Outros afirmam que o sentido negativo de qualquer já se encontra consagrado pelo uso em linguagem informal.
O pronome indefinido nenhum é a junção ou aglutinação de nem + um, havendo entre as duas formas, segundo Napoleão Mendes de Almeida, “diferença de energia de expressão” (Dicionário de Questões Vernáculas, SP: Caminho Suave, 1981:203). Continua ele:
No Brasil, há muitas formas de se escrever e a "negação de algum' pode ser interpretada como "nenhum" assim como a "afirmação de nenhum" pode também ser vista como "algum". "ALGUM" e "NENHUM" são palavras brasileiras antônimas. Ou seja, contrárias uma a outra, como "abrir" e "fechar". Alguns exemplos:
Algum, nenhum e qualquer são pronomes indefinidos e muitas pessoas acreditam que eles possuem apenas o sentido negativo. Mas isso não é verdade, esses termos podem possuir alguns outros sentidos.
Esses dias, li uma notícia na internet sobre uma DST (doença sexualmente transmissível) resistente a todos os tratamentos realizados com antibióticos. O trecho que nos importa para o assunto de hoje é o seguinte:
Conhecidos como pronomes indefinidos, os termos são utilizados pelos falantes na maioria das vezes com sentido negativo. A significação, por sua vez, não é aceita por todas, especialmente quando se trata do pronome indefinido “qualquer”. Dessa forma, para evitar erros, confira abaixo os significados e como utilizar cada um.
Em contexto informal, “qualquer” também é muito utilizado com sentido negativo. Enquanto muitos gramáticos condenam o uso, por conta de ser errado segundo o padrão culto, outros acreditam que o sentido já se consagrou em linguagem informal. Mesmo que desaconselhado, ele já se encontra dicionarizado ao assumir o papel de exclusão.
Essa frase apresenta uma inadequação gramatical, que é o uso do pronome qualquer no lugar do também pronome nenhum. Qualquer é pronome indefinido, por isso indica indeterminação, mas não tem sentido negativo nem quando usado em frases negativas, porque não expressa exclusão, o que é feito com o pronome nenhum ou com algum, o que já, já veremos. O significado do pronome qualquer é “um dentre muitos, sem escolher”, “seja qual for”, “quem quer que seja”.
O pronome indefinido qualquer tem como principal função generalizar uma situação. Assume um valor depreciativo quando posposto a um artigo indefinido ou a um substantivo próprio.
Qualquer possui a principal função de generalizar uma situação, mas, também, pode possuir uma função depreciativa quando usado posposto a um artigo definido ou a um substantivo próprio.
Incomodo, com i inicial, é a forma correta de escrita da palavra. A palavra encomodo, em e inicial, está errada. Incomodo é a forma conjugada do verbo incomodar na 1.
Logo, faça o seguinte: Use nem um(a), dessa forma, separado, quando tiver o mesmo sentido de “nem um sequer”, “nem uma única”, “nem um único”, “nem um só”, “nem uma sequer”. E use nenhum (a), junto, quando puder substituir o termo por seu antônimo: algum (a) ou por “ninguém” e “nada”.
Incomodar é a maneira certa de se escrever. É um sinônimo dos verbos irritar, chatear e atormentar, por exemplo: “o barulho dos shows está incomodando os vizinhos”. Pode ainda ser um sinônimo de preocupar-se, como “não se incomode comigo”. Enquanto “encomodar” não existe na Língua Portuguesa.
Incomodar ou encomodar
Quando uma pessoa muda de assunto de forma brusca enquanto vocês estão conversando sobre algo ou então pede para que vocês falem de outra coisa, isso significa que ela não quer abordar aquela questão com você. Pode ser porque vocês não tenham intimidade para isso ou porque esse é um assunto que a incomoda.
5 qualidades de quem sabe trabalhar em equipe