Primeiro dia:
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, vinculado ao Ministério da Educação, é responsável pela realização do Enem, desde a formulação das provas até sua correção. Portanto, o Portal Inep é a fonte mais confiável para baixar provas anteriores do Enem.
Alguns candidatos ficam receosos se podem usar camiseta regata, bermuda, chinelos, entre outras roupas e calçados no dia das provas. Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto a vestimenta.
Para evitar fraudes (colas indevidas) a prova do Enem é realizada em 4 versões de cores diferentes, são elas: amarela, azul, branca e rosa. Apesar das cores diferentes, as provas possuem as mesmas questões, pois o que difere uma da outra é a ordem que as questões são montadas.
Relaxa que essa é uma dúvida comum e que muitas pessoas têm. Bora lá que a gente te explica! Os cadernos de prova são feitos nas cores rosa, amarelo, azul, branco e cinza, e nós indicamos marcar no cartão de respostas a cor do seu caderno de prova logo no início pra você não esquecer disso no final.
Os candidatos receberam cadernos de provas com as mesmas questões para todos. No entanto, a ordem é diferente conforme a cor do material: azul, amarelo, branco, e rosa. O Enem é feito desta forma para dificultar “colas” ou fraudes.
14.
Zerar na redação do Enem significa ser desclassificado da prova. O Inep exige que o estudante entregue ao menos 6 linhas de texto. Perdi a primeira prova, posso fazer a segunda? Pode, não tem problema, mas tenha consciência que a média geral irá cair.
Redação. Muitos descuidos podem fazer com que a sua redação seja zerada. Fugir do tema, letra ilegível, escrever só sete linhas ou em língua estrangeira, fazer desenhos e escrever em outro estilo que não seja o dissertativo-argumentativo vão anular a sua redação.
Ao todo, são 5 questões de língua estrangeira das 45 questões totais da prova de Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Ou seja, essa disciplina representa 11% da prova. Isso significa que ir bem nessa prova faz toda diferença na sua nota final.
Confira! As provas de língua estrangeira do ENEM abrangem diversos gêneros textuais como letras de música, notícias, anúncios publicitários, charges e tirinhas. Isso significa que não basta estudar apenas lendo um gênero textual, é necessário exercitar sua leitura sempre, independente de que texto seja.
Por sua similaridade com o português, parte dos candidatos acredita que mesmo sem um conhecimento mínimo do idioma, o espanhol é mais fácil que o inglês para responder as questões do Enem.
Será possível alterar o endereço da residência, a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol) e o tipo de atendimento especializado. Além disso, o participante também pode trocar a foto anexada e a cidade onde optou por fazer as provas.
Não é possível alterar nada no Questionário Socioeconômico e das informações do Ensino Médio. Para fazer as modificações, acesse novamente a Página do Participante com seu CPF e senha já cadastrados. Clique no campo referente ao que você precisa alterar, faça as mudanças e clique em “salvar”.
Faça o seguinte:
Não é preciso cancelar a inscrição no Enem. Neste caso, faça o login na Página do Participante e altere seu local de prova para a cidade em que você estará nos dias do Enem. A alteração do local de prova só pode ser feita durante o período de inscrições.
Se tiver mais dúvidas em relação ao vestibular ou a como cancelar a inscrição do Enem, ligue para o Inep através do número
Não. Não há reembolso da taxa de inscrição do Enem em hipótese alguma, exceto em caso de cancelamento do exame.
Inscrição Enem 2020: passo a passo para se inscrever
Podem fazer o pedido estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas; participantes que se enquadrem na Lei Federal nº inscritos no CadÚnico e participantes do Encceja. Veja mais sobre a isenção de taxa do Enem aqui! Agora vamos saber como efetivar sua inscrição no Enem 2020.
Estão abertas as inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. O prazo vai até as 23h59 do dia 22 de maio, e as inscrições devem ser feitas pela internet, na página do participante, pelo endereço enem.inep.gov.br/participante.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Elas poderão ser feitas por meio da página do Enem na internet.