Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. Não ter dinheiro; estar pobre: o prefeito tem o dever de cuidar daqueles que precisam. Fazer uma indicação de modo perfeito; expressar com precisão: o governador precisou as metas de governo.
A forma correta é precisa-se, no singular. ª pessoa do singular, independentemente do objeto indireto estar no singular ou no plural. ...
verbo transitivo indireto e transitivo direto Sentir necessidade de; necessitar ou carecer: ele sempre precisava de dinheiro; se precisava alguma ajuda, ninguém aparecia. ... verbo transitivo direto Fazer uma indicação de modo perfeito; expressar com precisão: o governador precisou as metas de governo.
Isto ocorre, principalmente, nas formas do pretérito imperfeito do subjuntivo, com a junção da terminação -ss: se eu precisasse, se nós precisássemos, se eles precisassem.
ConjugaçãoEditar
Conjugação pronominal
Nos sentidos de ter necessidade, necessitar, o verbo "Precisar" pode ser objeto direto ou indireto, mas na língua moderna é empregado freqüentemente com objeto indireto precedido da preposição de: O país precisa de médicos.
Essas formas verbais em início de frase devem ser transformadas em mesóclise: dar-se-ão, levar-te-ei, far-se-á, dir-se-ia, contar-nos-iam, mandar-lhe-ia. No entanto, a mesóclise não é sempre obrigatória. Pode-se também usar a próclise com o futuro, ou seja, o pronome antes do verbo.
Não ocorre mesóclise se houver alguma situação que justifique o uso da próclise, ou seja, do adiantamento do pronome, como a presença de uma palavra negativa, de uma conjunção subordinada, de um pronome relativo, interrogativo, indefinido e demonstrativo, entre outros.
Próclise é a colocação do pronome antes do verbo....Quando Usar a Próclise
Aprendi que certas palavras atraem a próclise, como advérbios, pronomes, conjunções, e que, depois de uma pausa, usa-se a ênclise.
Colocação Pronominal: Próclise, Mesóclise e Ênclise
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.
Pronome apassivador ou partícula apassivadora Ao exercer a função de pronome apassivador/partícula apassivadora, o “se” é indicativo de voz passiva sintética e estabelece relação com verbos transitivos diretos ou verbos transitivos diretos e indiretos. Exemplos: Venderam-se várias casas.
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.