Joseph Priestley
A clorofila é o pigmento mais importante no processo fotossintético das plantas, ela capta a radiação luminosa e transforma essa forma de energia em energia química. A energia luminosa utilizada para essa reação é provinda da luz solar e absorvida pela clorofila.
Os microrganismos aeróbios obtêm energia (conservada na célula em forma de ATP) por meio de reações químicas com o oxigênio (O2). Nessa reação haverá água (H2O),; o gás carbônico (CO2), que será eliminado e a formação de ATP, que será utilizada para todas as atividades o microrganismo como, por exemplo, a reprodução.
"A planta absorve, retira do meio ambiente o dióxido de carbono, o famoso CO2, o vilão do efeito estufa e dentro de um processo conhecido como fotossíntese, ela capta o CO2, armazena e libera no ambiente o oxigênio, além de liberar também a água que faz parte do processo.
Todo mundo sabe que, por meio da fotossíntese, a planta absorve gás carbônico e libera oxigênio.
É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
O produtor, dentro de cada uma de suas células (mais especificamente nas mitocôndrias de todas as células) utiliza e transforma a glicose (um tipo de açúcar), liberando energia que a célula consegue utilizar em suas atividades. ...
Os organismos quimiossintetizantes, também chamados de autoquimiossíntetizantes, são procariontes (bactérias e arqueias). Eles podem viver em ambientes com ausência de luz e matéria orgânica.
Na quimiossíntese, ocorre a síntese de moléculas orgânicas utilizando-se a energia química proveniente de compostos inorgânicos. Na fotossíntese, por sua vez, observa-se um processo em que compostos orgânicos são formados utilizando-se a energia luminosa absorvida por pigmentos especiais.
A etapa fotoquímica pode ser divida em dois grandes processos, ambos dependendo de energia luminosa: fotólise da água e fotofosforilação. A fotólise da água corresponde à quebra da molécula de água através da energia luminosa absorvida através da molécula de clorofila presente nos tilacóides.
A Fotoquímica é o processo químico da fotossíntese, ela utiliza a luz do Sol para as reações, por este motivo é que é chamada de “Reação de claro”. Na fotoquímica acontecem dois processos básicos: a fotólise da água e a fotofosforilação. ... A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP.
A fotossíntese ocorre em duas etapas ou fases, que serão descritas mais detalhadamente no próximo tópico. ... A fase luminosa ou fotoquímica ocorre nos tilacoides, local em que se encontram os pigmentos, já a fase de fixação de carbono ocorre no estroma.