O estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores de papel e celulose do país. No extrativismo mineral, as ocorrências de carvão, principalmente nas áreas da baixada litorânea (Uruçanga, Criciúma, Lauro Muller e Tubarão), representam fator importante para o desenvolvimento econômico regional.
As principais formações vegetais de Santa Catarina são: Mata Atlântica, Mata de Araucárias, Floresta Decidual, Estepes e Vegetação Litorânea. Mata Atlântica - Ocupa as planícies próximas ao litoral e é bastante influenciada pela umidade vinda do Oceano Atlântico.
mata de araucárias
Mata Tropical Atlântica: também conhecida como Floresta Atlântica, Floresta Latifoliada ou Floresta Ombrófila Densa, concentra-se nas planícies e Serras da costa catarinense recebe influência marítima (com elevada umidade e menor amplitude térmica) e é formada por vegetação de grande porte e heterogênea.
Floresta Tropical Atlântica
O clima predominante em Santa Catarina é o subtropical, dessa forma, apresenta temperaturas amenas, essas podem variar entre 13º e 25ºC, os índices pluviométricos são relativamente elevados e bem distribuídos no decorrer do ano.
Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes, com máximas próximas aos 30ºC. É quando a ilha está mais cheia -- em janeiro e no carnaval, estará lotada.
Top 6 cidades mais quentes de Santa Cata......
O município de Chapecó foi criado em 25 de agosto de 1917. A colonização iniciou com os tropeiros que utilizavam a região como trajeto para o transporte de gado. O processo de migração de outros estados, principalmente do Rio Grande do Sul, começou com a chegada das companhias colonizadoras.
O distrito Sede de Chapecó está subdividido em 49 bairros, segundo o Plano Diretor de 2014. O distrito de Figueira é composto pelo bairro Autódromo, além de sua vila sede e demais localidades rurais.
O Município de Chapecó tem hoje duas aldeias indígenas. Cerca de 210 famílias da etnia Kaingang moram na Aldeia Condá e outras 180 famílias na Aldeia Toldo Chimbangue, sendo destas 150 da etnia Kaingang e 20 da etnia Guarani.
Os xoclengues, xokleng, laklaño ou botocudos são um grupo indígena brasileiro que habita as áreas indígenas Ibirama-La Klãnõ, Postos Velhos, Rios dos Pardos e a comunidade do Quati (Porto União), no estado de Santa Catarina, no Brasil.
Povos Indígenas em Santa Catarina: breve contextualização histórica. A população indígena no Estado de Santa Catarina é composta por três povos distintos: Kaingang, Xokleng e Guarani.
Os índios das etnias Kaingang, Guarani e Xokleng podem ser encontrados nas reservas indígenas localizadas no Alto Vale do Itajaí, no norte e oeste do estado, e também em Biguaçu, na Grande Florianópolis.