Na época do Renascimento, Paracelso pregava a Iatroquímica, ou seja, ele acreditava que o corpo seria um conjunto harmonioso de compostos químicos, e que eram necessários medicamentos, ou substâncias químicas, que devolvessem essa harmonia quando o corpo fosse atacado por uma doença.
A escola médica iatroquímica, fundada por Jan Baptista van Helmont baseava-se no estudo do funcionamento do organismo humano a partir de processos e reações químicas. ... O próprio Van Helmont achava que os fenômenos vitais eram determinados por uma força misteriosa chamada “arqueus” situada na região estomacal.
A origem da alquimia é bastante incerta, já que existem relatos alquímicos em diversas civilizações antigas, como os egípcios, gregos, romanos, árabes, persas, mesopotâmios, hindus, chineses e japoneses. Todavia, considera-se genericamente que seu início ocorreu por volta do século III a.C., na Alexandria.
Paracelso (1493-1541): alquimista, médico e astrólogo suíço alemão.
Considerado o pai da Química, Antoine Lavoisier foi o primeiro a observar que o oxigênio, em contato com uma substância inflamável, produz a combustão. Deduziu, também, baseado em reações químicas, a célebre lei da conservação da matéria: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" .
Autor da frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Foi considerado um dos pais da Química moderna. Foi um dos pioneiros da Química, Fisiologia, Economia, Finanças, Agricultura, Administração Pública e Educação. Antoine-Laurent Lavoisier nasceu em Paris, França, no dia 26 de agosto de 1743.
A Lei de Lavoisier, postulada em 1785 pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), corresponde à Lei da Conservação das Massas. Considerado o Pai da Química Moderna, segundo ele: ... Isso explica que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas.
Em sua experiência, Lavoisier notou que o fósforo e enxofre foram conservados em vez de se perderem com a queima. Essas substâncias, com a queima, ficaram mais pesadas. ... Com isso, criou a frase: "A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação."
Essa citação “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” é conhecida como a Lei de Lavoisier, postulada pelo químico francês Antoine Laurent Lavoisier considerado o Pai da Química Moderna. Quer dizer que as substâncias químicas quando reagem, não são perdidas.
Para estudar a combustão, Lavoisier pesou a madeira e, após o experimento, as cinzas e os gases emitidos. Feito isso, ele concluiu que em combustão a massa aumentava. Sendo assim, a massa das cinzas mais a dos gases produzidos eram maiores do que a massa inicial da madeira antes de queima.
A lei de Lavoisier, também conhecida como lei da conservação das massas, foi proposta por Antoine Laurent Lavoisier por volta de 1775 e afirma o seguinte: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.
Ele chamou esse gás não combustível de azoto, que hoje é conhecido como nitrogênio. Demonstrou ainda que o oxigênio é indispensável para qualquer combustão. Em 1784, mostrou publicamente ser a água, produto da mistura de oxigênio e hidrogênio.
Essa ideia relaciona-se com a lei de Lavoisier ou lei de conservação das massas, que atualmente é muito difundida do seguinte modo: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.” (Fuvest-SP) Quando 96 g de ozônio se transformam completamente, a massa de oxigênio comum produzida é igual a: a) 32 g.
Quando 48 g de ozônio reagem e se transformam completamente, a massa de. oxigênio comum produzida é igual a: * a) 32 g.
Resposta. Portanto, é necessário 320 gramas de oxigênio.
Leis Ponderais
As leis das reações químicas são divididas em dois grupos: Leis Ponderais e Leis Volumétricas, portanto a Lei de Gay Lussac não participa das Leis Ponderais.
As Leis Ponderais na Química incluem a Lei de Proust e a Lei de Lavoisier. As duas são grandes contribuintes para o avanço da área, postuladas no século XVIII. Ambas também são essenciais para os estudos da estequiometria e de demais teorias que foram postuladas posteriormente.
A Lei de Proust, também denominada Lei das Proporções Constantes ou Definidas, foi criada pelo químico francês Joseph Louis Proust (1754-1826) e diz que uma determinada substância composta é formada por substâncias mais simples, unidas sempre na mesma proporção em massa.