Conhecida no Brasil como Olga Benário ou Olga Benário Prestes, Maria Bergner era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais. Nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908, numa família judia de classe média.
Olga foi enviada ao Brasil em 1934, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro, junto de Luís Carlos Prestes — que logo se tornou seu cônjuge —, com o objetivo de liderar uma revolução armada com o apoio de Moscou. ... Na prisão, descobriu que estava grávida de Prestes.
Ela ficou presa de outubro a dezembro de 1926. Como Otto Braun era acusado de alta traição à pátria (uma acusação grave, portanto), Olga, com ordens do Partido Comunista alemão, planejou o ataque à prisão Moabit, onde ele estava preso em Berlim.
Munique, Alemanha
Campo de extermínio de Bernburg
O decreto de expulsão do país de Olga Benário foi assinado em 27 de agosto por Getúlio Vargas, que desprezou sua gravidez e seu casamento com um brasileiro, situações que lhe garantiriam a permanência no país.
23 de abril de 1942
A Intentona Comunista de novembro de 1935 foi uma tentativa fracassada de golpe contra o governo de Getúlio Vargas feita pelo PCB (na época, Partido Comunista do Brasil) em nome da Aliança Nacional Libertadora. ... Tudo estava preparado para o golpe que o deixaria no poder por mais oito anos.
Olga Benário Prestes foi uma revolucionária alemã que tornou-se membro do Partido Comunista de Moscou, sendo sua missão no Brasil garantir a segurança de Luiz Carlos Prestes na luta contra o fascismo, liderando uma revolução de esquerda através da Coluna Prestes.
Jornal GGN – Deportada no dia 23 de setembro de 1936, Olga Benário embarcou no navio La Coruña rumo à cidade de Hamburgo. Não obteve sucesso e acabou morrendo em um campo de concentração, aos 34 anos, em 23 de abril de 1942. ...
Luís Carlos Prestes (Porto Alegre, 3 de janeiro de 1898 – Rio de Janeiro, 7 de março de 1990) foi um militar e político comunista brasileiro, uma das personalidades políticas mais influentes no país durante o século XX. Prestes ganhou fama nacional ao liderar a Coluna Prestes na década de 1920.
7 de março de 1990
O Cavaleiro da Esperança é a biografia poética do líder revolucionário Luís Carlos Prestes, escrita por Jorge Amado e publicada em 1942.
Foram líderes da Intentona Comunista ( )Getúlio Vargas e Olga Benaro. ( )Luis Carlos Prestes e Getúlio Vargas. ( )Getúlio Vargas e Plínio Salgado. ( )Luis Carlos Preste e Olga Benário.
Organização política liderada por comunistas contra governo de Getúlio Vargas. A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política de frente esquerdista de resistência ao fascismo que defendia o comunismo no Brasil.
Aliança Nacional Libertadora | CPDOC. Organização política de âmbito nacional fundada oficialmente em março de 1935 com o objetivo de combater o fascismo e o imperialismo. ... Dessas reuniões surgiu a ANL, cujo primeiro manifesto público foi lido na Câmara Federal em janeiro de 1935.
Os principais objetivos da Intentona Comunista eram a deposição de Getúlio Vargas do poder e a implantação de um novo governo sob a liderança de Luís Carlos Prestes. Essa tentativa de tomar o poder pelas armas fez com que Vargas decretasse a ilegalidade da ANL.
Resposta. os principais pontos são: nacionalização das empresas estrangeiras; não-pagamento de dívida externa brasileira; realização de uma reforma agrária dando terras aos trabalhadores do campo e combatendo o latifúndio; garantia de liberdades individuais.
março de 1935
A Intentona Comunista foi um levante militar de orientação comunista que ocorreu em novembro de 1936, principalmente nas cidades de Recife, Natal e Rio de Janeiro.
A Aliança Nacional Libertadora (ANL) foi uma organização política brasileira, liderada pelo Partido Comunista do Brasil, criada oficialmente em março de 1935 com o objetivo de organizar e instaurar um governo de inspiração soviética no Brasil.
A AIB era a Ação Integralista Nacional, de orientação política fascista. A ANL era a Aliança Nacional Libertadora, de orientação política comunista. ... Os integralistas defendiam a propriedade privada, os comunistas defendiam a tomada de poder pelo povo, indicando que a classe dos patrões seria desbancada.
As principais propostas da ANL eram: O não pagamento da divida externa; Nacionalização das empresas estrangeiras que atuavam no país; Formação de governo popular; garantias dos direitos e liberdades individuais a todos os cidadãos.
Ação Integralista Brasileira (AIB) foium movimento político fascista nacionalista brasileiro criado em 7 de outubro de 1932. Foi fundado por Plínio Salgado, um escritor modernista, jornalista e político, uma figura literária com participação discreta na Semana de Arte Moderna de 1922.
defendiam o fim do pagamento da dívida externa do país, a nacionalização das empresas estrangeiras, a defesa do regime democrático, a realização da reforma agrária e a expressa oposição ao nazi-fascismo. Nesse instante, os aliancistas deixaram clara a natureza de seus interesses e reivindicações.
Defendia o regresso a uma monarquia tradicional, nacionalista e antiparlamentar, na qual o monarca seria o chefe de Estado e concentraria em si as funções governativas e executivas. O termo integralismo também tem sido utilizado para se referir aos fundamentalismos protestantes e/ou islâmicos.