A divisão populacional de um determinado local conforme a faixa etária, ocorre da seguinte forma: Jovens – do nascimento até aos 19 anos de idade; Adultos – corresponde à população que possui entre 20 a 59 anos de idade; Idosos ou melhor idade – pessoas que apresentam 60 anos de idade ou mais.
A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o “sentir-se bem”. De facto, esta noção de qualidade de vida vai de encontro aos principais fatores que a influenciam, como veremos adiante, que são a saúde, o trabalho e o meio ambiente.
Os fatores são diversos: consumo de água suja, lixo espalhado pelas ruas, esgoto não tratado, ambientes poluídos. Tudo isso produz um espaço perfeito para as doenças. Estudos da ONU apontam que 10% das doenças registradas ao redor do mundo poderiam ser evitadas através dos investimentos em saneamento básico.
O IQVH é formado por cinco indicadores (qualidade da habitação, condições de vida, renda, saúde e segurança ambiental e serviços sanitários) e mensura aspectos relacionados ao desenvolvimento humano e à qualidade do ambiente construído.