Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder.
Georges Jacques Danton (Arcis-sur-Aube, 26 de outubro de 1759 — Paris, 5 de abril de 1794) foi um advogado e político francês que se tornou uma figura destacada nos estágios iniciais da Revolução Francesa.
“Você tem um ancestral decapitado durante a Revolução?”, é a pergunta feita na página de abertura do site Les Guillotinés (“Os Guilhotinados”), que reúne nomes de cerca de 18 mil vítimas desse período da História da França, que durou dez anos.
28 de julho de 1794
Biografia de Robespierre Era grande admirador da filosofia de Rousseau, da Constituição Americana, dos ideais de liberdade e felicidade. Como escritor, se destacou por defender os direitos individuais de judeus, protestantes e atores.
No dia 28 de julho de 1794, o revolucionário francês Maximilien de Robespierre foi guilhotinado, após boatos de endurecimento da Lei do Terror. Sua morte marcou o começo da última fase da Revolução Francesa.
Não apenas como inimigo comum, mas como assassino rebelde e bandido." Proclamada a república, em 1792, Robespierre mostrou sua nova face. Não hesitou muito para selar o destino do rei, aprisionado por revolucionários. Luís 16 foi julgado, condenado e, a 21 de janeiro de 1793, decapitado na guilhotina.
Fim do período do Terror Em 9 Termidor de 1794, o Pântano, facção da alta burguesia financeira, dá um golpe, toma o poder os jacobinos e envia os líderes populares Robespierre (1758-1794) e Saint-Just (1767-1794) para a guilhotina.
Em 27 de julho de 1794 (9 Termidor de acordo com o calendário revolucionário), os deputados que se sentavam ao centro da sala da Convenção, conhecidos como Partido do Pântano, proclamaram o Partido Jacobino ilegal e prenderam seus principais líderes, incluindo Robespierre, executando-os rapidamente sem julgamento.
9 de Termidor do ano II da Revolução Francesa, segundo o calendário revolucionário, corresponde a 27 de julho de 1794 e marca o ápice de uma série de eventos que marca o fim do chamado Terror, com a queda de Robespierre e seus seguidores. ... 30.
Resposta. Foi o golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira francesa que marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário iniciado em 1789; Em compensação os estabelecimentos comerciais cresciam, porque a ideia burguesa havia eliminado os empecilhos feudais.
Durante o período do terror, os jacobinos, liderados por Maximilien Robespierre, guilhotinaram milhares de opositores. Os girondinos derrubaram os jacobinos do poder por meio de um golpe conhecido como Reação Termidoriana.
Terror Branco : Um período de violência política durante a Revolução Francesa após a morte de Robespierre e o fim do Reino do Terror. ... Reação Termidoriana : Um golpe de estado de 1794 dentro da Revolução Francesa contra os líderes do Clube Jacobino que dominaram o Comitê de Salvação Pública.
Também conhecida como Revolução Popular, Fase Radical ou simplesmente Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos (pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1792 a 1794.
Ponto positivo podemos citar a consolidação da Revolução Francesa durante o período do Terror e negativo a grande perseguição a qualquer pessoa julgada como contra revolucionária, mesmo sem isso proceder.
No contexto da Revolução Francesa, o "Regime de Terror" foi um período compreendido entre a queda dos girondinos e a prisão de Robespierre, ex líder dos Jacobinos. Entre os anos de 1793 de 1794, aproximadamente 17 mil pessoas foram executadas por esse regime, não contadas as mortes devido à prisão.
O Terror (também conhecido como O "Período do Terror", ou "Período dos Jacobinos") foi um período da Revolução Francesa, compreendido entre 5 de setembro de 1793 - queda dos girondinos - e 27 de julho de 1794 - prisão de Maximilien de Robespierre, líder dos Jacobinos.
o avanço social que marcou a revolução francesa foi o caso das mulheres que fizeram massacre que mudou a imagens das mulheres no mundo elas, que aparte dai começou a muda os sistema no caso das mulheres que não podiam vota o fazer qualque outro tipo de participação na politica.
Diretório foi uma fase da Revolução Francesa. Foi caracterizado por um governo autoritário de grande aliança com militares , onde se elaborou uma nova constituição onde a burguesia revigorou se vendo livre da República Democrática e do Antigo Regime.
Também conhecida como Revolução Popular, Fase Radical ou simplesmente Terror, foi a fase da Revolução Francesa mais violenta e radical. Liderada pelos jacobinos (pequenos comerciantes e profissionais liberais) e com grande participação das camadas mais pobres da população, durou de 1792 a 1794.
Jacobinos
Maximilien de Robespierre
Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.
Também conhecido simplesmente como Terror, o Período do Terror da Revolução Francesa é a fase mais radical do governo jacobino na França, ocorrida entre setembro de 1793 e julho de 1794.
Se você se refere ao lema, a frase tema da revolução francesa era "Liberté, Egalité, Fraternité " - Liberdade, igualdade, fraternidade.
Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794) A Convenção Republicana tinha o interesse de elaborar uma nova Constituição, garantindo uma maior participação popular na administração do Estado, além de impedir o retorno de uma monarquia absoluta.
Para fins de estudo, a Revolução Francesa é dividida em três fases: Monarquia Constitucional (1789-1792); Convenção Nacional (1792-1795); Diretório (1795-1799).
Toda a extensão do processo revolucionário francês é organizado em três fases: Assembleia Nacional Constituinte e Assembleia Legislativa (1789-1792) Convenção (1792-1795) Diretório (1795-1799)
A Revolução Francesa dividiu os manifestantes em dois grupos. De uma lado os girondinos, representantes da alta burguesia e defensores de atitudes moderadas, e do outro os jacobinos, representantes da baixa burguesia.
5 de maio de 1789 – 9 de novembro de 1799