Vemos que a geometria molecular do metano é tetraédrica, com o átomo de carbono ocupando o centro do tetraedro. O ângulo entre as ligações C – H é de 109°28'.
Fórmula estrutural: O carbono estabelece quatro ligações simples, uma com cada átomo de hidrogênio, logo temos quatro zonas de repulsão e a geometria molecular é tetraédrica, conforme figura abaixo: Representação esquemática da molécula de Metano, de geometria tetraédrica.
Para a realização de uma ligação covalente dativa, o átomo deve apresentar um ou mais pares de elétrons não ligantes em sua camada de valência. Como o cloro possui 6 elétrons na camada de valência, então, possui três pares de elétrons não ligantes e pode realizar até 3 ligações covalentes dativas.
Características do oxigênio Esse elemento é capaz de realizar duas ligações químicas covalentes (por apresentar dois orbitais p incompletos); É o segundo elemento mais eletronegativo e de maior afinidade eletrônica da tabela periódica (perdendo apenas para o flúor);
Resposta. N - 3 ligações ( trivalente ) P - 3 ligações ( trivalente ) F - 1 ligação ( monovalente ) Cl - 1 ligação ( monovalentes ) Br - 1 ligação ( monovalente ) I - 1 ligação ( monovalente ).
O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.
Segundo o profissional, o flúor ajuda a fortalecer o esmalte dentário do processo de desmineralização, ou seja, a perda de minerais, por conta dos alimentos ácidos, como vinagre, suco de laranja, refrigerante, entre outros, que consumimos no dia a dia.
Fluoretação é uma tecnologia de Saúde Pública, empregada desde 1945, para prevenção da cárie dentária, que utiliza a água de abastecimento público como veículo para o flúor, um elemento químico presente no ambiente, cuja concentração varia conforme o meio (água, ar, solo).
Resposta. a importância da adição do cloro e do flúor é que esses dois elementos químicos na agua conduzem bem e reagem entre si , fazendo assim a limpeza da água. o cloro é para não deixar a agua no estado atual e o flúor e´ para a purificação da mesma .
Cloração: Além da adicção de Flúor, o Cloro também é adicionado à água, na forma de sal, com o objetivo de eliminar os micro-organismos presentes. Correção do pH ou acidez da água: Nessa etapa, é adicionada à água hidróxido de cálcio para diminuir a acidez do meio.
Desinfecção: o cloro é usado para a destruição de micro-organismos presentes na água. A ozonização e a exposição à radiação ultravioleta também podem ser usados nesse processo. Fluoretação: depois de ser filtrada, a água já está potável, nessa etapa é adicionado cloro e o flúor para a prevenção de cáries.