Hammurabi
556 a.C.
Labash-Marduk deve ter destino diferente O garotinho na novela é filho verdadeiro de Hurzabum e neto bastardo de Nabucodonosor. De acordo com os fatos reais, Labash-Marduk é um dos reis que ocupa o trono da Babilônia e acaba sendo morto quando Nabonido retoma o controle do território.
Chefe da guarda pessoal e figura principal nas forças de Nabucodonosor II por ocasião da destruição de Jerusalém propriamente dita, foi ele quem, em 27 de agosto de 588 a.C., incendiou Jerusalém e destruiu o templo.
Após o reinado de 4 anos do vilão Nebuzaradã, o seu filho com a sacerdotisa Sammu-Ramat (Christine Fernandes), com quem fica de vez após a rebelião contra Evil-Merodaque, é quem assume o trono.
O neto de Nabucodonosor faz sua administração, guiado exclusivamente por seus caprichos e egoísmo, deixando o povo em último plano. Antes que o rapaz, criado sob os mimos da mãe, assuma o poder, a novela ainda passa por algumas fases que mostram a morte de Nabucodonosor e a sucessão de Evil como herdeiro do trono.
Quando foi constituído em rei vassalo, o rei babilônio Nabucodonosor II mudou-lhe o nome de Matanias para Zedequias. Segundo a Bíblia, durante os 11 anos do seu reinado, Zedequias "fazia o que era mau aos olhos do Senhor".
Jeremias estava com a razão, e sua visão realista se confirmou: em 598 AC, o exército babilônio estava às portas de Jerusalém. Nessa época, o rei Jeoaquim morreu, provavelmente assassinado. Seu filho e substituto Jeconias, também chamado Joaquim, não teve tempo para nada: após três meses Jerusalém era invadida.
Tendo adoecido gravemente acometido do que a Bíblia chama de úlcera (alguns acreditam tratar-se de um câncer), o profeta Isaías veio lhe dizer que iria morrer. Não se conformando, Ezequias pôs-se a orar e Isaías retorna com outra mensagem de Deus informando um acréscimo de mais 15 anos à vida do rei.
Quando vira o rosto para a parede, ele dá as costas para o mundo, para os seus exércitos, para tudo aquilo em que confiava. Este é o momento para virarmos também as costas para todas as coisas desta vida que não são tão importantes.
CARUARU/PE - O servente de obra Jeremias José do Nascimento, 32 anos, morreu ontem por volta das 22h30 em Caruaru/PE, devido traumatismo craniano causado por acidente de moto. Jeremias que ficou famoso no site de vídeos YouTube, em um vídeo que foi preso dirigindo embriagado.