A primeira coisa que você precisa fazer é lixar a caixa pra ela ficar mais lisa. Limpe com um pano seco e aplique a tinta branca em todos os lados. Use o pincel mais largo e puxe bem a tinta para não enrugar nem manchar. Quando você terminar de pintar com a tinta branca, espera secar por cerca de 30 min.
Passo a passo para pintar MDF
Passo a Passo:
Tinta Látex PVA: Este tipo de tinta para como pintar mdf possui acabamento fosco e precisa ser aplicada com pincel e rolo. Tinta Acrílica: além do lindo acabamento brilhante, este tipo de como pintar mdf é resistente à água.
Para pintar, você vai precisar de um pincel, a menos, é claro, que tenha optado pela tinta spray. Se preferir, você pode lixar também entre as demãos de tinta, para que ela fique com um acabamento mais profissional. Após o término da última demão, aguarde três horas e o objeto estará pronto para ser manuseado.
Tipos de tinta para pintura de MDF
Então compre pincel pequeno e bem macio. Usei essa para pintar minha caixinhas de mdf e achei boa tbm e para finalizar pode usar um verniz que fica muito bonito! É sempre bom dar uma lixada antes pintar e depois tbm pra tirar algumas imperfeições, então quando estiver comprando suas tinta já peça uma lixa para Mdf!
Em Painéis de MDF cru é recomendável que você lixe a partir da Granulação 150, utilizando lixas de papel ou pano. Quando você precisar de uma lixa para dar o acabamento final, opte pela 280. Quando uma superfície contém defeitos e imperfeições e você quer corrigi-los, escolha a lixa 300.
Utilize corretamente as tintas De acordo com Sidneia, “o MDF cru aceita diversos tipos de tinta. No artesanato, pode-se utilizar tintas à base de água, como PVA, acrílica ou à base de solvente, como betume ou esmalte sintéticas.
Como Pintar MDF Cru
Tinta verniz Como o material é feito a base de água, é bem fácil de aplicar. Se o seu desejo é apenas conservar o aspecto cru de uma peça MDF, você não precisa passar tinta. Ao invés disso, basta usar o verniz incolor à base d'água que o efeito será o que você almeja.
O verniz a base d´água é usado para impermeabilizar a peça e costuma ser usado na finalização, por cima da tinta, depois que a última demão estiver seca. Para quem deseja manter o aspecto cru da peça, basta aplicar o verniz incolor a base d´água sem aplicação de tinta.
Depois de ter feito algumas experimentações, resolvi adotar o Verniz Acrílico Fosco, da Acrilex. Gosto do acabamento que ele dá à pintura e da textura dele. Algo que pode assustar é a cor branca desse verniz, não só dentro da embalagem, mas inclusive quando aplicamos no MDF.
Paredes
Basta usar um esfregão seco, um pano ou papel absorvente para retirar a água o mais rápido possível. Outra dica é colocar um ventilador ao lado da estrutura. Isso fará com que o ar se movimente sobre as placas e ajudará na remoção da umidade. Para esse fim, secadores de cabelo também ajudam nessa hora.
A personal organizer Ana Ziccardi ensina a usar água sanitária diluída e depois vinagre de álcool para tirar o mofo de armários.
Mais suave do que a água sanitária, o ácido do vinagre também tem um ótimo poder de limpeza. Coloque um copo de vinagre branco (vinagre de álcool) em um borrifador e pulverize sobre as paredes manchadas. Deixe agir por alguns minutos e limpe com um pano.
Para preparar a solução, basta misturar 240 ml de vinagre branco e 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo, já que a mistura borbulha bastante. Depois, coloque o líquido em um borrifador para aplicar nos objetos mofados e deixe agir por aproximadamente 10 minutos, secando com um pano limpo.
Vinagre branco Coloque um copo de vinagre branco em um borrifador, sem diluir em água e aplique sobre as paredes manchadas. Deixe agir por alguns minutos e depois limpe com um pano úmido. Repita o processo até que todo o mofo tenha sido removido.
- Afastar os móveis da parede que apresenta o problema a uma distância de pelo menos 5 centímetros; - Aplicar a mistura de água com água sanitária, sendo a proporção de um por um, sob a mancha na parede e repetir quantas vezes for necessário; - Vinagre e limão, por serem ácidos, também ajudam a eliminar os fungos.
Produto antimofo: Faça você mesmo Nas paredes internas a limpeza pode ser feita com produto antimofo a base de água oxigenada diluída em água. Para aplicar o produto antimofo você deve utilizar uma escova bem macia. Os móveis encostados em paredes com mofo ficam com mau cheiro e os fungos podem penetrar na madeira.