A invenção do microscópio, atribuída a Galileu, foi na verdade fruto do aperfeiçoamento realizado pelo naturalista holandês Antony van Leeuwenhoek, que o utilizou na obser- vação de seres vivos.
A invenção do microscópio mudou completamente a maneira do homem ver o mundo. A microscopia possibilitou a observação e exploração de diversas áreas até então desconhecidas, revolucionando o conhecimento científico. O que até então era invisível a olho nu passou a ser analisado através das lentes do microscópio.
Todavia, a microscopia permitiu a criação da Citologia, área específica da Biologia que trata da morfologia e de todos os aspectos celulares, contribuindo para o estudo dos seres vivos, e principalmente, de um maior entendimento do corpo humano.
Os microscópios usam lentes convergentes para ampliar a imagem de objetos pequenos. Em virtude de sua capacidade de ampliar imagens, os microscópios são usados para observar objetos pequenos.
O microscópio é composto de duas lentes convergentes onde uma lente é chamada de lente objetiva, que é fortemente convergente e possui pequena distância focal (foc), esta lente produz uma imagem real e invertida e fica voltada ao objeto, a outra lente é chamada de lente ocular, que é menos convergente que a objetiva e ...