Sumerios
Em 1695, foram cunhadas as primeiras moedas oficiais do Brasil, de 1.
História. A ideia do papel-moeda nasceu no dia em que um indivíduo, necessitando de moedas correntes, entregou a outra um vale para troca de mercadorias ou metais (ouro, prata, ferro ou cobre), depois dado nada em pagamento a um terceiro, com direito de recebê-lo do emitente.
No início da civilização, o comércio era na base do escambo, ou seja, na troca de mercadorias. Só no século VII a.C. que surgiram as primeiras moedas feitas de ouro e prata. ... Aos poucos esses comprovantes passaram a ser usados para efetuar pagamentos, circulando no comércio e dando origem à moeda de papel.
As primeiras moedas, tal como conhecemos hoje, peças representando valores, geralmente em metal, surgiram na Lídia (atual Turquia), no século VII A. C.. As características que se desejava ressaltar eram transportadas para as peças através da pancada de um objeto pesado (martelo), em primitivos cunhos.
As primeiras moedas de metal foram produzidas na antiga Mesopotâmia, cerca de 2 mil anos antes de Cristo; elas eram cunhadas pelos povos sumérios, nação que também foi a primeira a construir cidades.
Como moedas, já circularam peles, fumo, óleo de oliva, sal, mandíbulas de porco, conchas, gado e até crânios humanos. O ouro e a prata ganham rapidamente preferência devido à beleza, durabilidade, raridade e imunidade à corrosão. Os primeiros registros do uso de moedas metálicas datam do século VII a.
* Invenção da moeda – Os gregos aprenderam a a arte de negociar, não mais se efetuava a venda de uma mercadoria aceitando como pagamento a troca por mercadoria semelhante, o pagamento tornou-se monetário, ou seja, a moeda substituiu o poder de troca.
O método inicial de cunhagem se mantém até os dias de hoje em grande parte, com o ouro ou prata pesado em uma quantidade exata, depois colocadas em depressões circulares rasas, em moldes de areia, onde as porções seriam aquecidas, até se fundirem e cobrir a base das depressões.
As primeiras cédulas surgiram na China, no séc. VII, e eram confeccionadas com cascas de amoreira. Devido ao seu pouco peso era chamado de "dinheiro voador". O uso do papel-moeda veio a se tornar popular na Europa e nos EUA apenas na segunda metade do século XIX.
A Moeda Antiga As moedas antigas usadas nas semi-joias são moedas dos anos de 1820~1850, o material que é formado é uma liga de bronze e aluminio que quando trabalhado fica na cor de ouro amarelo 18k naturalmente.
A moeda-mercadoria é a moeda cujo valor corresponde a própria mercadoria da qual ela é feita. Ou seja, o produto em questão é aceito como se fosse dinheiro. No entanto, é fundamental que o produto seja de aceitação geral para que possa ser transacionado como moeda.
As primeiras moedas surgiram no séc. 7 a.C., no reino da Lídia, onde hoje fica a Turquia. ... A primeira moeda cunhada em Roma foi feita em 268 a.C., e chamava-se denário – termo que é a origem da palavra dinheiro. O denário era feito de prata e servia como base do sistema de moedas (sistema monetário) de Roma.
Além de meio de troca, a moeda é uma reserva de valor e uma unidade de conta. ... Quando João troca café por moeda pode usar a mesma moeda para adquirir outros bens depois. Outras coisas podem ser usadas como reservas de valor, como ações e imóveis, mas não podem ser trocados universalmente igual as moedas podem.
O papel da casa da moeda e da moeda difere entre a moeda-mercadoria e a moeda fiduciária. Em situações nas quais há moeda-mercadoria, a moeda preserva seu valor se ela é derretida e fisicamente alterada, enquanto em uma moeda fiduciária não.
Moeda Tipo A: Moeda cuja paridade é expressa em quantidade de moeda por uma unidade de dólar.
Moeda fiduciária é o nome dado a qualquer documento que possa ser aceito como pagamento, como as notas de real. Entenda. Moeda fiduciária é o nome dado a qualquer título ou documento que possa ser aceito como meio de pagamento.
Quais são os tipos de moeda?
Define-se moeda como um bem que combina três funções básicas: meio de troca, reserva de valor e unidade de conta. Um objeto funciona como um meio de troca quando é aceito como pagamento por outros bens e serviços.
Esta lista contém as 182 moedas atualmente oficialmente ou de facto em circulação nos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, num membro observador da mesma, em nove Estados parcialmente reconhecidos, num Estado não reconhecido e em 33 territórios dependentes.
O Real (ISO 4217: BRL, abreviado como R$) é a moeda corrente oficial da República Federativa do Brasil.
8 moedas e cédulas de Real antigas que valem uma fortuna:
Peça da Coroação: a moeda mais rara e valiosa do Brasil! Pedro I. A primeira moeda cunhada no Brasil após a Independência, em 1822, é a mais rara e a mais valiosa da numismática brasileira. Sabe quanto pagaram por um exemplar dessa belezura? 499.
Para descobrir a quantidade de moedas emitidas, você também pode usar o catálogo do Collectgram. A maioria das moedas que consultar no catálogo terão uma aba chamada "Emissões" que mostrará a quantidade de moedas emitidas para cada ano da moeda.
Um bom começo para descobrir quanto vale a moeda antiga é identificar qual moeda você tem mãos. Procure fazer pesquisas sobre ela antes de sair por aí e dizer a alguém que possui uma “moeda rara antiga”.
Confira nossa lista de lugares para vender moedas antigas.