Simón Bolívar
Resposta. Resposta: Brasil, Os Estados Unidos e a Inglaterra. O recém-formado Império Brasileiro não tinha interesse em apoiar os ideais liberais e republicanos oferecidos por Simon Bolívar.
Seu principal ideólogo foi Simón Bolívar, depois de ter lutado juntamente com o governador da Intendência de Cuyo, José de San Martín, contra o domínio e a exploração espanhola, e de ter feito a independência de vários territórios da América espanhola.
Resposta. Símon Bolivar tinha o sonho de unificar toda a América do Sul em um só país. Nesse caso ele seria o ditador. ... Porém esse sonho não se concretizou e a América Latina foi dividida em vários países.
Simon Bolivar desejava criar uma união entre os países da América Espanhola, para assegurar sua recém independência das grandes potências. Ele propunha o Pan- americanismo, no qual haveria a unificação dos países da América Espanhola, criando assim, uma superpotência.
Foi um movimento político libertário da América Latina inspirada nas ações do Militar venezuelano Simón Bolívar, que liderou as guerras de independências contra o domínio espanhol em várias colônias da América do Sul: Colômbia, Venezuela, Equador Paraguai Bolívia e Peru.
Atualmente o Bolivarismo é compreendido como a intenção dos países de cunho socialista em unir os países da América Latina, seguindo a doutrina e as inspirações de Simon Bolívar. O Mercosul possui influências ideológicas desse movimento, mas não vingou.
Chavismo é a ideologia de esquerda política baseadas nas ideias, programas e estilo de governo associados com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013. Chavista é um termo utilizado para descrever fortes apoiantes de Chávez, que está intimamente associado com o apoio do chavismo.
5 de março de 2013
Chávez foi eleito presidente em 1998, encerrando os quarenta anos de vigência do Pacto de Punto Fijo (firmado em 31 de outubro de 1958, entre os três maiores partidos venezuelanos) com uma campanha centrada no combate à pobreza. Foi reeleito, vencendo os pleitos de 2000 e 2006.
Revolução Bolivariana é o termo criado pelo antigo presidente da Venezuela Hugo Chávez para designar as mudanças políticas, econômicas e sociais iniciadas com seu acesso ao governo. A revolução está baseada, segundo Chávez, no ideário do libertador Simón Bolívar e tem como objetivo chegar a um novo socialismo.
2 de fevereiro de 1999 – 5 de março de 2013
Formação. Surgiu por iniciativa de Hugo Chávez, (inspirado no castrismo/guevarismo e gramscismo) e, após sua vitória nas eleições para presidência da Venezuela de 2006, com a finalidade de unir todos os partidos que apoiavam a Revolução Bolivariana. ... O partido realizou seu primeiro congresso no início de 2008.
O golpe de Estado de 19 de dezembro de 1908, foi um movimento liderado pelo General Juan Vicente Gómez na Venezuela, segundo o qual, na ausência do presidente Cipriano Castro, este toma o poder e institui um regime ditatorial, seja diretamente sendo eleito presidente pelo Congresso ou indiretamente através de governos ...