No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).
No ato da traição Jesus chama Judas de amigo e pergunta oque é que ele está fazendo? Em um momento de traição, nunca uma pessoa vai se preocupar com o traidor. Se preocupar com o porque ele esta praticando aquele ato ou o que poderia acontecer com ele depois da traição. Mas Jesus faz justamente isto.
João, Thiago, Pedro e André, foram os quatro privilegiados que participaram do círculo mais íntimo de Jesus. Presenciaram a ressurreição da filha de Jairo e a angústia de Jesus no Jardim das Oliveiras.
Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor... ... Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos... 7. ... Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido...
Os Amigos de Deus (em alemão: Gottesfreunde) foi uma confraria mística composta de religiosos e leigos da Idade Média e o principal polo da mística católica alemã. A fundação da confraria remonta aos anos entre 1339 e 1343, na cidade de Basileia, Suíça.
Mas a forma mais comum, entende-se, era aquela em que o pedaço de madeira vertical era cruzado por outro perto do seu topo, mas não precisamente nele, e o montante estendia acima do horizontal assim † - e desta maneira fazia quatro, não apenas dois ângulos retos.
Primeiro, Jesus foi submetido a um açoitamento, apenas um dos vários castigos que o enfraqueceriam mortalmente. Preso a uma coluna, Jesus teria sido golpeado nas costas com o flagrum, um chicote com várias tiras de couro e com bolinhas de metal ou lascas de ossos nas pontas.
Os 'pregos' eram pontas de ferro cônicas de 12 a 17 cm, com uma cabeça quadrada de 76mm. O titulus também seria amarrado à cruz para indicar aos espectadores o nome da pessoa e seu crime enquanto ele morria na cruz, e aumentando o impacto ao público.
Jacobovici
Mais tarde, Cristo aparece crucificado com três pregos (Um para ambos os pés) em várias manifestações artísticas. Segundo a tradição iconográfica cristã mais recente, o número de pregos evoluíu para quatro, dois nas mãos e dois nos pés.
Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus nas margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério. O local de batismo turístico oficial de Israel é onde o mar da Galileia flui para o rio Jordão.