Apesar de Luiz XV ter sido o primeiro monarca a usar o termo “farmacêutico”, em 1777, apenas no século 19 a FARMÁCIA foi reconhecida como disciplina científica. Até então, poucos tinham acesso a medicamentos. Mas surgiram novas pesquisas na área, especialmente em fisiologia e toxicologia.
Galeno escreveu bastante sobre farmácia e medicamentos, sendo considerado o "Pai da Farmácia". Sua grande contribuição foi a transformação da patologia humoral numa teoria racional e sistemática, em relação à qual se tornava necessário classificar os medicamentos.
Médico grego, nasceu em Pérgamo (Ásia Menor) em 129 e morreu em Roma em 199. Na sua opinião, um bom médico teria de ser também um filósofo. ... É sua a conhecida teoria segundo a qual a saúde humana depende de um equilíbrio entre os quatro "humores" - a fleuma, a bílis negra, a bílis amarela e o sangue.
Oswald Schmiedeberg (10 de outubro de 1838 — 12 de julho de 1921) foi um farmacologista alemão. Schmiedeberg é muitas vezes reconhecido como o "pai da farmacologia moderna". ...
Divisões da farmacologia Farmacodinâmica: mecanismo de ação; Farmacocinética: destino do fármaco; ... Farmacoterapia (assistência farmacêutica): orientação do uso racional de medicamentos; Fitoterapia: uso de fármacos vegetais (plantas medicinais);