Ernesto de Mello Baptista (Natal,15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro, 14 de outubro de 1973) foi um Almirante-de-Esquadra brasileiro. Filho do engenheiro José Luiz Baptista e de Maria Leopoldina de Mello Baptista.
Joaquim Batista de Melo Nasceu em Elói Mendes (MG). Era filho adotivo de Joaquim Elói Mendes, o barão de Varginha, e de Mariana Bárbara da Conceição. ... Ingressou na política ao ser eleito chefe do Executivo do município de Varginha para o período de 1895 a 1897.
A clave de sol, ? também chamada de ginoclave ou de clave feminina, é um símbolo musical que indica a posição da nota sol em uma pauta. Atualmente é usada sobre a segunda linha da pauta, indicando que a terceira oitava da nota sol, ocasionalmente chamada de sol 3, escrever-se-á sobre esta linha.
As claves servem para indicar ao músico como ler o pentagrama, isto é, a clave serve para dar nome e altura da nota. Como a notação musical é relativa, cada nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta. O termo "clave", derivado do latim "clavis", que significa "chave".
Abaixo do pentagrama, representarão os sons graves. O nome da nota no pentagrama é determinado pela clave, que é um sinal colocado no início do pentagrama que dá o seu nome à nota escrita em sua linha. Existem sete claves, representadas pelas figuras – Sol, Fá e Dó.
Utilizam-se atualmente três claves: a Clave de Sol, a Clave de Dó e a Clave de Fá. Instrumentos tais como a flauta, violino, violão, clarineta, e vozes agudas tais como soprano, contralto e tenor utilizam a Clave do Sol. Esta clave é utilizada para representar notas da região médio-aguda.
Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote , o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes mais graves.
Esta clave normalmente é usada para instrumentos graves, como o violoncelo, o contrabaixo e a mão esquerda do piano. A clave de Dó é um pouco menos comum. Indica que a nota da terceira linha é Dó (bem no meio do desenho da clave). Costuma ser usada para instrumentos de tessitura média, como a viola.
A clave é um símbolo que vem logo no início de cada pauta dando a noção das notas nas 5 linhas e 4 espaços. Na pauta acima, não veio nenhuma clave identificada, por isso não saberíamos como tocar sem essa referência. Temos três chaves bem conhecidas: Sol, Fá e Dó.
No violão, utilizamos somente a clave de Sol. Outros exemplos de instrumentos que utilizam a clave de Fá são: contrabaixo, violoncelo, fagote e trombone, bem como as vozes mais graves. A título de curiosidade, a clave de Fá também é conhecida como clave masculina (ou androclave).
Pressione as teclas "Alt + 13" para inserir o símbolo ♪ e "Alt + 14" para o símbolo musical ♫.
Na clave de sol (3o oitava, no piano) lê-se a nota sol na linha em que a clave inicia. ... Já a clave de fá é mais usada quando se tem notas mais graves, pois lê-se, na linha em que a clave inicia, o fá (2o oitava, no piano).
Há três sinais de Clave: de Sol de Fá ou Dó (das letras G, F e C apareceram as atuais claves: Sol, Fá e Dó). São elas que determinam o nome das notas; cada clave dá o seu próprio nome à nota escrita em sua linha e, a partir desta, nomeia-se todas as outras notas.
A Clave é o nome coletivo do corpo político composto por todos os Caçadores de Sombras ativos. A Clave interpreta a Lei e toma decisões sobre assuntos importantes que afetam os Nephilim.
O Ciclo de Raziel, mais conhecido como Ciclo, era um grupo de Caçadores de Sombras, liderados por Valentim Morgenstern, que se rebelaram contra a Clave e tinham como objetivo "purificar" o mundo para os humanos.
Talvez tenha caído a ficha em algumas pessoas agora: as teclas brancas são as notas naturais (dó – ré – mi – fá – sol – lá – si) e as teclas pretas são as notas acidentadas (do# – ré# – fá# – sol# – lá#).