Em questões de multipla escolha de Português, conhecer bem esse assunto pode ajudar você a agregar mais pontos para a nota. Então, confira as dicas que separamos a seguir sobre o que é um pronome demonstrativo.
Aproveitando que o assunto agora é redação, vale a pena conhecer algumas técnicas para garantir a nota mil. Então, confira nosso e-book repleto de dicas valiosas para a redação do Enem!
Os vocábulos “o”, “a”, “os” e “as” são pronomes demonstrativos quando podem ser substituídos por “esse”, “essa”, “isso”, “este”, “esta”, “isto”, “aquele”, “aquela” ou “aquilo”.
Já para falar sobre algo que está próximo de quem ouve, usa-se esse, esses, essa, essas e isso. Por exemplo, “Eu ganhei esse mesmo chocolate na Páscoa (chocolate distante de quem fala e próximo de quem ouve).
Ok, agora que você já sabe o que são os pronomes demonstrativos, é importante ficar de olho nos casos em que eles podem se confundir com os artigos definidos. Isso pode acontecer no quando são usados os vocábulos o, a, os e as.
Para fazer referência ao momento em que se fala (presente), é preciso usar os pronomes “este” e “esta”. Por exemplo: Este ano teve mais momentos de chuva em comparação aos outros anos.
Os pronomes demonstrativos podem ser usados para se referir ao passado ou ao presente. Para fazer uma referência a um fato que ocorreu recentemente (passado), é preciso usar “esse ou “essa”.
Essas palavras são variáveis porque se flexionam em relação ao número e ao gênero. (singular e plural/masculino e feminino). Isso não acontece nas outras duas categorias.
Para falar sobre algo que está distante no espaço, deve-se usar os pronomes demonstrativos aquela, aquelas, aquele, aqueles e aquilo, como em “Ele veio daquela rua”.
Os pronomes demonstrativos estão envolvidos nos erros de Português mais comuns.
Também existem combinações de pronomes com preposições que formam pronomes demonstrativos, como é o caso de: disso, disto, desse, dessa, deste, desta, daquele, daquela, daquilo.
– Maria, Pedro e Tiago são excelentes alunos. A primeira se destaca em Química, o segundo em Português e o terceiro em Matemática.
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.
Separamos algumas dicas para você não cometer erros de Português na redação envolvendo pronomes demonstrativos.
É um tipo de pronome usado para exprimir uma relação de espaço (proximidade e distância), tempo (presente, passado próximo e passado distante) ou referência.
Além disso, sempre que aparecer questões sobre esse assunto na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, você vai arrasar. Confira!
Os pronomes demonstrativos acima são invariáveis porque não se flexionam em número ou gênero. Portanto, não existe plural ou a forma no feminino de “isto”, “isso” e “aquilo”.
Para falar sobre algo que está próximo de quem fala, é preciso usar os pronomes este, estes, esta, estas e isto, como no exemplo “Ganhei este chocolate na Páscoa” (chocolate está perto de quem fala).
Então, quando alguém diz “entregue o casaco para aquela pessoa”, o pronome demonstrativo “aquela” diz respeito ao assunto principal (a pessoa), que está distante de quem fala.
Matéria publicada na revista Exame demonstra que a diferença entre artigo definido e pronome demonstrativo é simples. Explicamos a seguir.
O problema de todas elas é a colocação pronominal, pois não se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes). ... pronomes demonstrativos neutros: "Isso me convém."; conjunções subordinativas: "Embora me tenha telefonado, não a procurarei."
Uma alternativa intermediária seria o uso de pronomes retos (eu, tu, ele, nós, vós, eles) no início das frases, justificando a próclise (fenômeno de colocação em que o pronome vem antes do verbo).
Na norma culta, é possível iniciar período com preposição? ... É, sim, possível começar um período com preposição que introduz um complemento circunstancial. Colocado no início da frase, esse termo aparece isolado por vírgulas. Obrigada pelas suas amáveis palavras.
Essa é a piada que ouvi hoje. Eu digo piada porque para mim é; mas para os vestibulandos é uma mentira que só pode atrapalhar e bloquear a escrita. Minha aluna leu uma redação de outro aluno meu e encontrou uma frase que começava por “Não”.
1- "O que" é um pronome interrogativo, utilizado no início ou meio da pergunta. Ex: O que está acontecedo? Você sabe o que está acontecendo? 2- "Oque" não existe.