Castro Alves
1869
Dança macabra ou Dança da Morte (em francês Danse macabries" , em alemão Totentanz), é uma alegoria artístico-literária do final da Idade Média sobre a universalidade da morte, que expressa a ideia de que não importa o estatuto de uma pessoa em vida, a dança da morte une a todos.
A nomenclatura das Danças em outras línguas revela esses usos distintos: no alemão, as mais frequentes são Totentanz ou Todestanz; Dance of death em inglês, Danza de la muerte em espanhol, Dansa de la morte no italiano. No francês, assim como no português, prevaleceu a expressão Danse macabre/Dança macabra.
No livro, ela cita a Danse Macabre (Dança Macabra ou Dança da Morte), um gênero de representações artísticas que surgiu no final da Idade Média. ... As representações da Dança da Morte colocam a própria Morte como uma pessoa ao lado dos mais diversos personagens: papas, clérigos, reis, camponeses e crianças.
Já em 1424, encontramos representações artísticas da Danse Macabre, também conhecido como a Dança da Morte. Na Danse Macabre, a Morte, representada como um esqueleto dançante, leva pessoas de todas as esferas da vida em uma dança final e fatal para o túmulo.
Por conta da sua expansão em um grande território, ela foi considerada uma pandemia. Os relatos daqueles que viveram no período da peste contam sobre a quantidade de mortos que sucumbiram a essa doença e o desespero das pessoas, que fugiam ou isolavam-se como forma de garantir a sua sobrevivência.
Durante quatro meses, pessoas aparentemente normais dançaram até a morte. Quem curte sair à noite pode até ter tentado se acabar em uma pista, dançando até o amanhecer. ... Um vídeo recente da BBC tenta explicar este que é um dos episódios mais estranhos e inexplicáveis da história: a epidemia de dança de 1518.
A explicação mais provável é que o povo de Estrasburgo tenha sido vítima de uma doença psicogênica, também chamada de “histeria em massa” – distúrbio responsável por fazer um grupo de pessoas apresentar reações ou sintomas parecidos simultaneamente.
O homem dançava pela sobrevivência, dançava para a natureza em busca de mais alimentos, água e também em forma de agradecimento. A dança era quase um instinto e esses acontecimentos registrados nas paredes de cavernas em forma de desenhos, ficaram conhecidos como arte rupestre.
A Tarantella é uma forma de dança animada que se originou na Itália. ... O nome “Tarantella” deriva da cidade de Taranto, na Itália, onde se acredita que a dança tenha sua origem. O nome da aranha tarântula vem da cidade de Taranto, assim como a coreografia.
Significado de Tarantela substantivo feminino Dança popular italiana típica da Itália meridional de andamento vivo e acompanhada por pandeiros, castanholas e, às vezes, pelo canto. ... A música para essa dança também é chamada tarantela.
Significado de Tarantismo substantivo masculino [Medicina] Doença nervosa, erroneamente atribuída à mordedura da tarântula, e que é uma espécie de coréia; tarentismo, tarantulismo. Etimologia (origem da palavra tarantismo). Do italiano tarantismo.
A mesma origem tem o substantivo tarantismo (ou tarantulismo), este do século XIX, definido pelo Houaiss como “afecção nervosa caracterizada por desejo incontrolável de dançar, atribuída à picada de aranha (tarântula)”.