1-Avalie a cultura da empresa contratante, histórico com programas dessa natureza, benefícios concedidos aos colaboradores e principalmente suas expectativas com relação à Ginástica Laboral. 2-Elabore um plano de avaliação, o qual deve conter avaliações nos postos de trabalho e nos colaboradores.
A ginástica laboral (GL) constitui na prática de exercícios físicos no ambiente de trabalho, tem o objetivo de prevenir e diminuir lesões ocasionadas com relação ao trabalho. A GL é aplicada nas empresas por fisioterapeutas e por educadores físicos.
R:Ginástica Laboral Preparatória, Ginástica Laboral Compensatória, Ginástica Laboral de Relaxamento e Ginástica Laboral Corretiva.
De modo geral, uma frequência viável e eficaz de GL para prevenção de doenças ocupacionais é três vezes por semana. No entanto, não há uma regra. A melhor frequência e horário depende também da dinâmica e organização de cada empresa. O melhor horário é aquele em que o maior número de colaboradores possam ser atendidos.
1925
O primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datado de 1925 com o nome "Ginástica de Pausa". Anos depois, surgiu na Holanda e na Rússia. Na década de 60, atingiu outros países da Europa e principalmente o Japão, onde ocorreu a consolidação e a obrigatoriedade da GLC - Ginástica Laboral Compensatória.
No Brasil, a ginástica laboral chegou por meio de executivos nipônicos e, após várias experiências, começou a ser retomada na década de 1980, ressurgindo com força total na década de 90.
Resposta. Resposta:O. primeiro vestígio desta idéia vem da Polônia, datada de 1925 com o none "GINASTICA de PAUSA". ... Assim ao começarem a participar da ginástica, os trabalhadores perceberam qye é um momento unico do dia tido onde possam exercitar a alma e o corpo.
É neste contexto, que no ano de 1925, na Polônia, foi registrado pela primeira vez na história a prática da Ginástica Laboral (GL), estendendose em seguida pela Rússia, Bulgária e Alemanha, até chegar ao Japão, país este em que a GL encontra um grande número de adeptos e passa a ser praticada por todos os trabalhadores ...
A ginástica laboral é uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, no horário de trabalho, com o objetivo de melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários por esforço repetitivo e algumas doenças ocupacionais.
A finalidade da Ginástica Laboral é a prevenção de doenças ocupacionais, lesões e fadiga muscular. Os exercícios são aplicados por especialistas e especialmente desenvolvidos para a correção de posturas inadequadas. Além disso, a prática auxilia na melhora do relacionamento empresa/funcionário.
A ginástica laboral tem como objetivo tirar o colaborador da rotina cansativa e monótona, a fim de melhorar a qualidade de vida no trabalho. Exercícios laborais previnem as temidas doenças ocupacionais. Por isso, torna-se tão importante investir em alternativas para melhorar a qualidade de vida no trabalho.
A prática da ginástica previne a ocorrência das doenças laborais geradas pelo volume de trabalho, postura incorreta e movimentos recorrentes, como os distúrbios osteomusculares relacionados ao ofício e as lesões por esforço repetitivo.
A ginástica laboral geralmente é realizada no posto de trabalho ou em algum espaço especifico dentro da empresa, tendo a duração média de quinze minutos, podendo ser realizada diariamente, três vezes por semana ou conforme a frequência que a empresa disponibiliza.
Tratando- se dos benefícios da GL para o trabalhador é observado mais ânimo e disposição para o trabalho, melhora no relacionamento com os outros trabalhadores, melhora postural, maior atenção em suas atividades ocupacionais e melhora de sua qualidade de vida (MACIEL et al.; 2005).