Lívia, esposa do senador, que era uma dama patrícia, torna-se cristã. E ele, que fora convidado pelo mestre a segui-lo, entre as opções que lhe foram apresentadas, de servir Deus ou a Mamon, escolheu servir a Mamon, ao mundo.
O romance, entretanto, tem como personagem principal a vida de Célia Lucius, nobre romana convertida ao cristianismo, que suporta as mais duras provas durante sua existência, tendo como pano de fundo as mudanças culturais e religiosas em Roma e seus impactos na sociedade.
Emmanuel é o nome dado pelo médium brasileiro Chico Xavier ao espírito a que atribui a autoria de boa parte de suas obras psicografadas. Esse espírito era apontado por Chico Xavier como seu orientador espiritual.
Diz-se que este Jesus nunca fez mal a quem quer que seja, mas, ao contrário, aqueles que o conhecem e com ele têm praticado, afirmam ter dele recebido grandes benefícios e saúde, porém à tua obediência estou prontíssimo, aquilo que Tua Majestade ordenar será cumprido.
São Públio (em maltês San Publju) é considerado o primeiro bispo de Malta. Foi considerado o "homem principal da ilha" e a sua conversão fez de Malta a primeira nação cristã no ocidente e uma das primeiras do mundo. Foi martirizado por volta de 125 d.C., durante a perseguição aos cristãos do imperador romano Adriano.
Na tradição cristã, conhecido por ter sido o juiz que não interveio contra os fariseus na condenação de Jesus Cristo a morrer na cruz. A importância de Pilatos no Cristianismo moderno é enfatizada por seu lugar proeminente tanto no Credo dos Apóstolos quanto no de Niceia.
Império Romano
A crucificação de Jesus foi um evento que ocorreu, provavelmente, entre o ano 30 d.C. e 33 d.C. Jesus, que os cristãos acreditam ser o Filho de Deus e também o Messias, foi preso, julgado pelo Sinédrio e condenado por Pôncio Pilatos a ser flagelado e finalmente executado na cruz.
Diante de Pilatos, Jesus também nada responde. (Só no relato de João lhe ouvimos dizer: "Tu perguntas isso por ti mesmo ou porque outros to disseram de mim?") Perante Herodes, para quem Pilatos o remetera, Jesus é novamente interrogado e também nada responde.
Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.
Crenças astrológicas tradicionais indicam, como dia mais provável, o sábado, dia 22 de agosto de 7 a.C. Seria conveniente lembrar que no calendário judeu o dia começa ao pôr-do-Sol, de modo que se considerarmos a legenda que Cristo nasceu depois do pôr-do-Sol, podemos aceitar que o seu nascimento ocorreu em 21 de ...
Os estigmas seriam as marcas das cinco chagas de Jesus pregado na cruz, e surgem nas mãos e pés, costas (marcas das chibatadas) e cabeça (marca da coroa de espinhos). Somente nos santos, pessoas que procuraram em vida a verdadeira identificação com Cristo, as chagas se manifestariam.
A devoção às Santas Chagas dolorosas e gloriosas contempla exatamente a paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Devoção das Santas Chagas de Jesus é principalmente de cura e libertação.
O terço das Santas Chagas é um momento de comunhão. Senhores, jovens e crianças rezam juntos e fazem de cada voz uma única mensagem de devoção e Fé. É através da oração que nos aproximamos de Deus e nos tornamos cada vez mais resistentes e acessíveis ao amor de Deus.
Meu Jesus, perdão e misericórdia: Pelos méritos de Vossas Santas Chagas. Terminando o rosário, deve-se rezar três vezes: Eterno Pai, eu Vos ofereço as Santas Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo; Para curar as de nossas almas. Amém.
O Rosário das Santas Chagas (também chamado de "Terço das Santas Chagas") foi introduzido pela primeira vez no início do século 20 pela Venerável Irmã Maria Marta Chambon, religiosa católica romana leiga do Mosteiro da Ordem de Visitação em Chambéry, França.
Terço da Misericórdia: uma oração pela humanidade
Ave Maria cheia de graça, o Senhor é conVosco. Bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Padre-Nosso, que estais no Céu:
Há religiões, como a católica, que repetem o Pai Nosso ao pé da letra em seus cultos, em forma de reza. E há outras que preferem usá-lo como modelo para se inspirarem, fazendo suas próprias preces. O espiritismo kardecista, por exemplo, reconhece a figura de Cristo e utiliza o Pai Nosso, mas altera algumas frases.
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, ... Santa Maria, Mãe de Deus, * (de Lucas 1: 43 "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?")
Gloria Patri, et Filio, et Spiritui sancto. ... Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre e pelos séculos dos séculos, Amém".
São Jorge, guerreiro vencedor do dragão, Rogai por nós. ... Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós.
"São Judas Tadeu, fiel servo e amigo de Jesus, socorro nos casos desesperados, assisti-me nesta minha grande necessidade para que eu possa receber o socorro do céu nesta tribulação, angústia e sofrimento. ... São Judas Tadeu, rogai por nós. Amém."
Na piedade cristã, uma jaculação, às vezes conhecida como oração jaculatória ou aspiração, é "uma oração curta, na qual a mente é dirigida a Deus, em qualquer emergência".
O instrumento de reza representa a terça parte do Rosário – conjunto de orações proposto pelo frade Alan de Rupe em 1470. Sua origem remete à recitação dos 150 Salmos bíblicos.
Novena é a reza de um conjunto de orações, em particular ou em grupo, realizada durante o período de nove dias. Teve sua origem na tradição católica, mas pode ser encontrada também em outras religiões ou crenças.
Modo de rezar a novena: 2 – Meditação do dia; 3 – Súplica a Nossa Senhora; 4 – Três Ave-Marias, depois a jaculatória: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!”; 5 – Oração final.