Quem Foi Jos De Arimatia Na Bblia Sagrada?

Quem foi Jos de Arimatia na Bblia Sagrada

José de Arimateia é um personagem bíblico citado no Novo Testamento, lembrado sempre por sua participação no episódio do sepultamento de Jesus. Embora não se saiba muita coisa acerca de quem foi José de Arimateria, pelos poucos relatos bíblicos que temos sobre ele poderemos conhecer um pouco mais sobre sua história.

Artigos Interessantes

Letra do resumo overpass 28 cor: 262626 entrelinhas 39 is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown

Após treze anos de prisão, ele teria sido solto por Tibério Alexandre, governador da Judeia. Em liberdade, José teria conseguido reconstruir sua fortuna e teria investido seus recursos na obra de evangelização. Ainda segundo essas lendas, José de Arimateia fundou a primeira congregação cristã na Britânia, ao ser enviado para lá por Filipe da Gália, em 63 d.C. Outra lenda, talvez de 1.200 d.C., conta como José de Arimateia levou para a Inglaterra o Santo Gral.

Hoje, o local mais frequentemente identificado como este túmulo é a Igreja do Santo Sepulcro em Jerusalém. No entanto, a identificação do local preciso é objeto de debates e investigações contínuas.O papel de dele não foi apenas histórico, mas também teológico. Ele demonstrou o poder de uma fé corajosa e a importância de um sepultamento digno, impactando assim gerações de cristãos.

A história de José de Arimateia

<strong>A história de José de Arimateia</strong>

Após depositarem o corpo de Jesus no tumulo, uma pedra muito pesada foi usada para lacrá-lo. A entrada do túmulo era bem baixa, como fica evidente na descrição de Maria precisando abaixar-se para olhá-lo por dentro (Jo 20:11).

José de Arimateia é mencionado no Novo Testamento nos quatro Evangelhos. São exatamente essas passagens que nos fornecem detalhes acerca de seu perfil. O Evangelho de Lucas o descreve como um “homem bom e justo” (Lc 23:50), e que, apesar de ser membro do Sinédrio, ele não votou a favor da condenação de Jesus. Lucas ainda completa nos dizendo que José de Arimateia era alguém que esperava o Reino de Deus (Lc 23:51). Na passagem paralela no Evangelho de Marcos, José de Arimateia é descrito como um “senador honrado” (Mc 15:43).

Quem Somos | Cadastre-se | Imagens Evangélicas | Contato | Termos de Uso e Política de Privacidade

Categoria

Quando Jesus foi crucificado, foi José de Arimatéia que ousadamente foi até Pilatos para pedir o corpo de Jesus. Ele desempenhou um papel central no sepultamento de Jesus, doando seu próprio túmulo novo para que o Salvador fosse ali sepultado. Mas quem era este homem de Arimatéia em termos de fé?

José de Arimateia foi um judeu, senador, ou seja, membro do Sinédrio (a Suprema Corte dos judeus) e um homem rico da época. Vale lembrar que “Arimateia” não é seu sobrenome, e sim sua cidade de origem. Alguns defendem que essa cidade seria a antiga Ramataim-Zofim, onde Samuel nasceu (1Sm 1:1,19), entretanto sua localização é incerta.

Às vezes nossa fé em Jesus Cristo tem um preço alto. Sem dúvida, José foi evitado por seus colegas por cuidar do corpo de Jesus, mas ele seguiu sua crença de qualquer maneira. Fazer o que é certo por Deus pode trazer sofrimento nesta vida, mas traz recompensas eternas na próxima vida.

SIGA NAS REDES SOCIAIS:

SIGA NAS REDES SOCIAIS:

De acordo com o costume judaico, o corpo de Jesus foi ungido com óleos condimentados de mirra e aloés, envolto com um pano de linho para preservá-lo e colocado no túmulo não utilizado.

Ele foi um dos primeiros a dar o que tinha pelo Reino de Deus, um ato que nos faz lembrar a importância de também sermos generosos. Se olharmos para versículos sobre dízimos e ofertas, vemos que a generosidade é um princípio bíblico crucial. A vida de José nos desafia a sermos corajosos e generosos em nossa fé, mesmo em momentos de tremenda pressão e incerteza.

José de Arimateia era um membro altamente visível e distinto do Sinédrio, o conselho judaico liderado pelos sumos sacerdotes. Os setenta e um membros do Sinédrio eram os homens mais ricos e poderosos de Jerusalém e da região circunvizinha. Mateus chama José rico, um fato que é verificado por sua propriedade de um túmulo esculpido nas rochas. As Escrituras não dão nenhuma indicação do que ele fez para viver, no entanto, uma lenda infundada diz que Joseph era um comerciante de produtos de metal.

José de Arimateia e o sepultamento de Jesus

Muitas histórias e lendas são contadas sobre José de Arimateia em relatos extra-bíblicos. Tais relatos contam que José de Arimateia era um grande comerciante que possuía uma frota de navios que faziam exportações entre a Palestina até a Britânia (uma província no centro-sul da atual Grã-Bretanha). Segundo tais relatos, José de Arimateia teria sido preso culpado pelo desaparecimento do corpo de Jesus, sendo abandonado por sua família e tendo seus bens confiscados.

José de Arimatéia doou seu novo túmulo para que Jesus fosse sepultado. Isso cumpriu a profecia de Isaías 53: 9: "Ele foi designado para sepultura com os ímpios e com os ricos em sua morte, embora não houvesse cometido violência, nem foi qualquer engano em sua boca ". (NIV)

A Bíblia nos informa que, após a morte de Jesus, José de Arimateia foi a Pilatos para pedir o seu corpo a fim de que pudesse sepultá-lo (Mt 27:57,58; Mc 15:43; Lc 23:52; Jo 19:38). O Evangelho de Marcos enfatiza que essa foi uma atitude ousada por parte dele. Talvez essa ousadia esteja relacionada com o fato de que José tinha sido um discípulo oculto de Jesus, e, com tal atitude, seus colegas do Sinédrio ficariam sabendo do ocorrido.

Onde ficava o tumulo de Jesus cedido por José de Arimateia?

Creio que é melhor assim, pois se o local fosse conhecido com exatidão não consigo imaginar tamanha honra que lhe seria atribuído. Para nós, o importante não deve ser a localização, mas a certeza de que Ele não está mais lá.

Foi até Pilatos para requisitar o corpo de Cristo, a fim de conceder-lhe um sepultamento digno. O seu ato de coragem e devoção nos faz refletir sobre o poder transformador da fé em Jesus. A generosidade de José também é digna de nota e nos remete à prática do dízimo no contexto cristão. O que é dízimo senão uma maneira de demonstrar nossa gratidão e comprometimento para com Deus, assim como José fez com seu ato generoso? A história de José de Arimatéia nos desafia a examinar a profundidade de nossa própria fé e generosidade.

Planos de Leitura e Devocionais gratuitos relacionados a Lucas 23:50-56

Essa pergunta abre as portas para um entendimento mais profundo dos eventos que rodearam a crucificação e o sepultamento de Jesus. José de Arimatéia, muitas vezes descrito como josé de arimatéia quem foi nos evangelhos, era um homem rico e membro do Sinédrio. Apesar de suas posições elevadas, ele foi um discípulo secreto de Jesus, ocultando sua fé devido ao temor dos líderes judeus.

Aqui, vale ressaltar que os judeus preparavam seus mortos de maneira diferente dos egípcios. Os judeus enrolavam o linho fino envolta do corpo, como uma bandagem, que espalhava pelo próprio corpo as especiarias, no caso a mistura de mirra e aloés. Já os egípcios, embalsamavam seus mortos removendo o cérebro e as entranhas.

Como morreu José de Arimatéia?

Glastonbury, Reino Unido

Como era composto o Sinédrio?

O Grande Sinédrio era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da antiga Israel. O Grande Sinédrio incluía um chefe ou príncipe (Nasi), um sumo-sacerdote (Cohen Gadol), um Av Beit Din (o segundo membro em importância) e outros 69 integrantes que se sentavam em semicírculo.

O que a Bíblia fala sobre Barrabás?

Narrativa bíblica Era muito provavelmente integrante do partido judeu que lutava contra a dominação romana denominado zelote. Segundo textos, quando Jesus foi acusado pelos sacerdotes judeus perante Pôncio Pilatos, o governador da Judeia, depois de interrogá-lo, não encontrou motivos para sua condenação.

Qual o nome dos dois ladrões que estavam com Jesus?

Coube ao Evangelho de Nicodemos, um livro apócrifo, não oficializado, considerado como não canônicos pela Igreja Católica, tendo surgido no século III, em seu capítulo 9, verso 5, a identificação dos dois malfeitores como sendo Dimas e Gestas. Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente.

Como era o açoite romano?

Roma Antiga Era composto por oito tiras de couro que, em cada ponta, possuía um instrumento perfurocortante, ou um pedaço de osso de carneiro. Tinha seu uso aplicado como pena subsidiária, em alguns casos, onde o condenado à morte deveria sofrer o castigo físico em público antes de ser executado.