A epidemia de H1N1 matou mais de 2 mil brasileiros. No Brasil, o Instituto Butatan foi o primeiro a ser autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a fabricar a vacina contra a doença. No caso da covid-19, o Butatan é parceiro da Sinovac para a produção da Coronavac.
Podemos concluir, portanto, que a vacinação anual é importante, pois os vírus modificam-se e os vírus que circulam na população em um ano não serão necessariamente os mesmos do ano seguinte. Vale destacar que a vacina contra gripe é importante e ajuda a reduzir as complicações.
Devido ao crescimento da população idosa e à sua vulnerabilidade, o Ministério da Saúde introduziu a vacinação para influenza dos maiores de 65 anos em 1999 e dos maiores de 60 anos a partir do ano 2000. O Brasil tem ultrapassado a meta de 70% de indivíduos vacinados estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Mito 3 – Se pegamos uma vez um resfriado, será difícil contrairmos outro de novo? O resfriado é causado por centenas de vírus, não apenas por um. Isso significa que, se ficamos imunes a um, futuramente outro poderá nos infectar.
Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.
A importância da vacinação vai muito além da prevenção individual. Ao se vacinar, você está ajudando toda a comunidade a diminuir os casos de determinada doença. Vacinas são substâncias que possuem como função estimular nosso corpo a produzir respostas imunológicas a fim de nos proteger contra determinada doença.
A vacina é importante e eficiente meio para prevenir diversas doenças. Ela é feita por agentes patógenos (vírus ou bactérias) previamente atenuados ou mortos. A função é estimular uma resposta do organismo, que passa a produzir anticorpos sem ter contraído a doença.