Heitor Villa-Lobos (1887-1959) foi o mais importante e reconhecido maestro brasileiro. Além de maestro, ele foi compositor e sua figura teve grande importância no período do modernismo no Brasil. Seu talento foi essencial para trazer à tona aspectos de uma música brasileira, com foco na cultura popular e regional.
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
Em 1931, com apoio do governo paulista, iniciou a Excursão Artística Villa-Lobos. ... O ensino e a prática do canto orfeônico nas escolas se destacaram como o principal objetivo do projeto educacional de Villa-Lobos.
O canto orfeônico é uma modalidade de canto coletivo que tem seu nome como referência ao deus grego Orfeu. ... Na prática, o canto orfeônico apresenta características próximas do canto coral, mas tem como cerne a ideia de servir para multidões, sem, necessariamente, que esta tivesse qualquer conhecimento técnico da música./span>
O interesse do Governo de Getúlio Vargas em formar cidadãos de espírito nacionalista, patriota e ordeiro era perfeitamente atendido no projeto de educação musical de Heitor Villa-Lobos, com prática de canto orfeônico. ... Tal iniciativa esteve muito atrelada aos interesses do governo em questão.
No período que vai de 1905 até 1912, Villa-Lobos realizou suas famosas viagens pelo norte e nordeste do país.As experiências adquiridas nessas viagens resultaram, mais tarde, em um de seus trabalhos mais importantes, O Guia Prático, uma coletânea de canções folclóricas destinadas à educação musical nas escolas, pois ...