Relevo. Dois grandes conjuntos de cordilheiras podem ser destacados: o primeiro estende-se de Anatólia até o Pamir, compreendendo as montanhas do Cáucaso, os montes Zagros, o Hindu Kush, o Kolima e o Himalaia. A outra linha de cordilheiras é formada pelos montes Urais e pelas montanhas de Nova Zembla.
Há quatro tipos de clima: siberiano, mediterrâneo, desértico e monções. O siberiano estende-se por toda a faixa norte e se caracteriza pelos longos invernos. Na região do litoral predomina o clima mediterrâneo. Já no interior do continente o clima é desértico, muito quente e seco durante o dia e gélido à noite.
Pode-se explicar o crescimento populacional na Ásia a partir do acelerado crescimento econômico da China e da Índia e relativas melhorias nas condições de vida da população, acesso aos alimentos e à saúde, resultando num boom populacional.
Economicamente, maior parte da Ásia é tradicionalmente considerado parte do Segundo Mundo, com a significativa excepção das nações industrializadas do Primeiro Mundo: Japão e Coreia do Sul. ... Destes, Rússia e Japão também estão no G8 e, adicionalmente, China e Índia, no G8+5.
Ásia. A Ásia, por sua vez, tem como vegetação predominante a floresta boreal, também conhecida como taiga. Nela, podemos observar belas coníferas que destacam os lugares de maiores altitudes do continente e temperaturas mais baixas.
A vegetação mediterrânea é presente na costa oeste do Oriente Médio, voltada para o Mar Mediterrâneo. O clima nessa região se caracteriza por verões quentes e muito secos e invernos frios e úmidos. ... O centro da Ásia é coberto por estepes, vegetação típica de climas frios e secos, formadas por gramíneas.
A composição vegetativa do subcontinente é bastante restrita, com a presença de vegetação do tipo estepe, ou seja, pobre em biodiversidade (flora e fauna). Tal característica é proveniente, dentre outros fatores, do clima, uma vez que na região há o predomínio de clima do tipo árido e semiárido, portanto, seco.
A Ásia pode ser dividida em quatro regiões climáticas, com vegetação de acordo com o clima:
Os principais climas que atuam na Oceania são o árido tropical, subtropical, tropical, mediterrâneo, temperado oceânico e equatorial. Esse continente apresenta grande diversidade de paisagens, com destaque para as florestas tropicais, desertos, savanas, montes nevados, estepes, zonas litorâneas.
tundra
No extremo norte da Ásia a paisagem é tomada pela neve e não há vegetação, porém, avançando ao sul é possível encontrar a tundra no verão. No centro do continente e nas regiões de maior altitude, predomina a taiga, floresta conífera adaptada ao clima frio.
Tundra – Tundra é o nome da formação vegetal que ocorre no extremo norte da Ásia, Europa e América do Norte, por cerca de três meses ao ano, durante o descongelamento parcial do solo. É formada por musgos, liquens e poucas plantas rasteiras.
Resposta. Explicação: A vegetação que tem como lugar de origem a asia tem uma prevalecia de ser mais homogenia e tem uma certa resistência a temperaturas baixas. o tipo de vegetação que prevalece na asia é: Tundra, Taiga, Taiga Siberiana, estepes, pradarias, e gramíneas.
As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. ... Durante o inverno, a massas de ar passam a se deslocar rumo ao oceano, tornando o clima extremamente seco na região.
Clima monçônico ou clima tropical de monções é o fenômeno climatológico ocasionado pela diferença de temperatura e pressão do ar das regiões continentais e do oceano. Embora ocorra em outras partes do globo, é no sul e sudeste asiático que este clima tem suas características mais significativamente manifestadas.
Durante o verão, a monção se desloca do oceano para o continente, levando um alto volume de chuva, que causa alagamentos, mas também permite a produção de arroz, a risicultura. “Durante o inverno, a condição será de seca extrema”, explica Costa, lembrando que o movimento da monção é do continente para o oceano.
Podemos afirmar que o continente e a atividade econômica mais afetada por esse fenômeno das as chuvas de monções: ... Além disso, a atividade mais afetada por esse fenômeno é a agricultura, estritamente as plantações de chá e também de arroz. A alta quantidade de chuvas regular é um fator que produz boas colheitas.
Resposta. Os ventos úmidos e frios do Oceano Índico e dos mares do litoral asiático sopram em direção ao continente provocando volumosas precipitações. A ocorrência de chuvas torrenciais que provocam transbordamento dos rios e enchentes nas cidades é frequente nesse período.
Resposta: As monções demarcam um tipo de variação climática que ocorre na porção sul e sudeste da Ásia, que por isso também é chamada de Ásia das Monções. Trata-se de um fenômeno atmosférico que propicia a ocorrência de intensas chuvas em um período do ano e secas rigorosas em outro.
O mecanismo das monções se explica pela alternância dos centros de alta pressão e de baixa pressão, o que ocorre sazonalmente entre o oceano Índico e o sul e sudeste do continente asiático. ... Nesse caso, há um deslocamento de massas de ar frias e secas do continente para o oceano.
As monções são causadas por variações da temperatura no ar sobre a terra e o mar. Esses ventos sopram de áreas frias para áreas mais quentes. Durante o verão, em uma região de monções a terra e o ar acima se tornam muito quentes.