Os ingleses souberam explorar as rivalidades internas na Índia, um país dividido entre hindus (maioria) e muçulmanos. ... Estes últimos, liderados por Mohammed Ali Jinnah, defendiam a divisão do subcontinente indiano em um Estado indiano e outro muçulmano.
Mahatma Gandhi
Resposta. Foi uma independência pacífica, liderada por Mahatma Ghandi, sem o uso de armas ou criação de um exército propriamente dito.
o processo começou por volta de 1885, mas só foi devidamente consolidado em 1947; os grandes líderes do movimento foram Nehru e Gandhi; o principal diferencial desse processo de independência foi a desobediência civil.
Em 1600 chegam os representantes da Companhia das Índias Orientais, inglesa, a fim de comercializar com os indianos. ... Os franceses também tentaram ocupar o território, mas foram expulsos pelos ingleses, em 1755. Assim, os britânicos vão anexando províncias do Punjab e Déli até se declararem senhores da Índia.
O domínio britânico na Índia teve início em 1858, quando a Companhia Britânica das Índias Orientais passou a pertencer à coroa da Inglaterra. Essa soberania durou até o ano de 1947. ... Durante o Império Colonial Britânico, o território da Índia foi considerado uma das principais riquezas do Reino Unido.
No tempo, corresponde a um período desde 1858, quando os direitos da Companhia Britânica das Índias Orientais foram transferidos para a coroa britânica, até 1947, ano em que o Reino Unido passou a soberania sobre aquele território para os recém-criados Índia e Paquistão.
Resposta. Tecidos, mais especificamente seda e algodão, além de chá e algumas outras especiarias, mais futuramente na 1 rev. ind. com o setor têxtil beneficiado e avançado tecnologicamente, os Ingleses usarão matéria-prima da Índia.
Resposta. Resposta: A Companhia das Índias Orientais Britânicas conseguiu introduzir, com êxito, os tecidos ingleses de algodão na Índia, afetando a produção artesanal indiana. ... Em consequência, muitas tecelagens indianas faliram e antigos centros têxteis, sofreram forte queda populacional.
Independência da Índia - Não-violência e desobediência civil de Ghandi. Entre as consequências da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), pode-se apontar a descolonização e o surgimento de várias novas nações na África e na Ásia. ... Entretanto, até o fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) o movimento nada conseguiu.
A dominação britânica na Índia não foi direta, mas por meio de líderes nativos. Em 1765, os ingleses obtêm do imperador mongol a permissão para coletar impostos (diwani) sobre os bengaleses. Dessa forma, os britânicos encontraram outra maneira de lucrar para além do comércio de especiarias.
Em 1947 a Índia torna-se independente em relação à Inglaterra - apesar de continuar a fazer parte da Commonwealth - mas este processo de independência vai implicar, paralelamente, a desagregação do Império Indiano, apesar das tentativas unificadoras de Gandhi e Nehru. ...
Paquistão
Foi o suficiente para ser lançada campanha nacional de desobediência cívica ao poder colonial. Era a segunda que Mahatma ("A grande alma"), como era conhecido popularmente Gandhi, comandava em defesa da autonomia indiana. Em 26 de janeiro, o Congresso Nacional Indiano já exigira a independência total.
Foi um movimento criado por Mahatma Gandhi que era uma resistência pacífica contra a cultura imposta pelos ingleses,eles não compravam produtos ingleses,não aceitaram o idioma e nem a cultura.
A resistência pacífica foi um modelo de ação política (que teve como principal expoente Mahatma Gandhi) em que a rebelião social tinha por principal ferramenta não a violência contra os opressores, mas simplesmente recusar-se a obedecer as suas ordens, leis ou costumes, impedindo, sem agressões, que o seu modelo social ...
O conceito de não-violência está ligado às estratégias de desobediência civil como forma de luta contra leis consideradas ofensivas e humilhantes. O princípio básico é o reforço da noção de cidadania através do direito dos cidadãos de rejeitar leis injustas sem que seja adotada a utilização de violência.
Gandhi incorporou à noção de desobediência civil o caráter de não-violência. A desobediência civil é feita de atos pacíficos e seus praticantes não reagem à repressão quando a ela são submetidos.
A desobediência civil é basicamente uma ação popular que consiste na desobediência expressa de uma determinada lei. Isso se dá quando um grupo de cidadãos entende que determinada lei, ou simplesmente a ausência dela, produz injustiça.
A desobediência civil imposta por Mahatma Gandhi na Índia tinha como objetivo: não usar produtos de origem inglesa, não obedecer às leis que discriminavam os indianos dentro do seu próprio território e não pagar nenhum imposto.
Foi por causa de seu papel na independência da Índia que Gandhi recebeu a alcunha de “mahatma” (grande alma). Das décadas de 1920 a 1940, Gandhi incentivou ações de desobediência civil para incentivar a população a se levantar contra os dominadores e enfraquecer o domínio colonial na Índia.
Pois bem, o movimento nacionalista da Índia foi um movimento que com a liderança de Ghandi lutou contra o Imperialismo inglês sobre a índia, a Inglaterra estava querendo a dominação total sobre a índia para fins próprios lucrativos, é importante salientar que um dos fatos mais importantes sobre esse movimento resistiu ...
Thoreau foi o primeiro a efectivamente tratar das condutas de desobediência a um governo estabelecido, problema que não era objeto dos teóricos de sua época. ... O mais notável e emblemático foi Mahatma Gandhi que usou a desobediência civil contra a dominação britânica.
Uma das formas de desobediência civil incentivadas por Gandhi foi a de motivar as pessoas a produzirem sua própria roupa e a não comprar as roupas produzidas pelos ingleses. Para dar o exemplo, Gandhi passou a carregar consigo um tear manual, que utilizava para produzir suas próprias roupas.
Resposta. Resposta: Buscando uma forma ativa de resistência, aqueles que praticam a desobediência civil escolhem deliberadamente quebrar certas leis, seja formando piquetes pacíficos ou ocupando ilegalmente algum prédio.
Gandhi lutava pela independência da India, que era colonizada pela Inglaterra, sua doutrina era baseada na revolução pacifica, sem conflitos, direito de autodeterminação política é a sociedade determinar seu caminho, de se autogovernar e escolher seus rumos.
Gandhi constatou o poder do método de Satyagraha e profetizou que ele poderia transformar a civilização moderna. "É uma força que, se se tornasse universal, revolucionaria ideais sociais e anularia o despotismos e o militarismo".
“Um erro não se torna verdade por causa da propagação multiplicada, nem a verdade se torna erro porque ninguém a vê. A verdade permanece, mesmo que não haja apoio público. É autossustentável.” Mahatma Gandhi se considerava um buscador da Verdade, que pare ele era um sinônimo de Deus.
Seu principal objetivo era produzir a força contra o sistema sem executar a violência, ou seja, uma manifestação pacífica mas que a partir da união de diversos indivíduos com um mesmo propósito, confrontando assim a repressão imposta pelo estado.