O decreto de expulsão do país de Olga Benário foi assinado em 27 de agosto por Getúlio Vargas, que desprezou sua gravidez e seu casamento com um brasileiro, situações que lhe garantiriam a permanência no país.
23 de abril de 1942
7 de março de 1990
7 de março de 1990
23 de abril de 1942
7 de março de 1990
Prestes defendeu durante toda sua trajetória política a necessidade de se criarem as condições para a construção de um partido comunista efetivamente revolucionário. ... Em 7 de março de 1990, Luís Carlos Prestes morreu na cidade do Rio de Janeiro.
Olga foi enviada ao Brasil em 1934, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro, junto de Luís Carlos Prestes — que logo se tornou seu cônjuge —, com o objetivo de liderar uma revolução armada com o apoio de Moscou. ... Na prisão, descobriu que estava grávida de Prestes.
Olga Benário Prestes foi uma revolucionária alemã enviada ao Brasil durante a década de 1930 para garantir a segurança de Luís Carlos Prestes em missão designada pela Internacional Comunista.
Olga Benário e Carlos Prestes Ao tomar um chá com um grupo de oficiais do Partido, Olga fica sabendo da chegada do brasileiro Luís Carlos Prestes que desde 1931 estava residindo na União Soviética, depois da aventura revolucionária na América do Sul.
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Anita Leocádia Prestes
O Cavaleiro da Esperança é a biografia poética do líder revolucionário Luís Carlos Prestes, escrita por Jorge Amado e publicada em 1942.
Luiz Carlos Prestes era o líder da Insurreição Comunista de 1935 (que foi "apelidada", pejorativamente, de "intentona"), tendo-a organizado. ... Prestes, que esperava ampla adesão dos militares nos quartéis, viu-se comandando apenas alguns poucos batalhões, que foram derrotados por seus próprios colegas militares.