O contextualizar consiste na compreensão da história da arte no qual estão presentes a cultura da época, o momento histórico, a vida do artista, o movimento artístico e a sociedade em que a obra foi produzida.
Aluna de Paulo Freire, desenvolveu um método de ensinar por meio da arte, conhecido como Abordagem Triangular, que se sustenta em três pilares: conhecer a história, o próprio fazer artístico, e saber apreciar uma obra de arte. ...
refere-se à uma abordagem eclética. Requer transformações enfatizando o contexto” (Barbosa, 2010, p. 10). Segundo Novaes (2005), a Abordagem Triangular aponta que é importante pensar, questiona o que é a imagem, o uso da imagem, a imagem do cotidiano da história da arte e da cultura na sala de aula.
De acordo com o dicionário, releitura é “a elaboração de uma obra tendo outra como base”. É, literalmente, reler algo produzido por outra pessoa, adicionando novas técnicas, interpretações e contexto.
Atenta à falta de sistematização no ensino da arte, Anna desenvolveu em 1987 a Abordagem Triangular, baseada em três pilares: contextualização histórica; apreciação artística; e fazer artístico.
Quais os quatro pilares da arte?