Na gama normal de valores do hematócrito, quando H passa de 40 para 50%, a viscosidade aumenta de 28%. Este aumento de viscosidade implica trabalho adicional para bombear o sangue. Por outro lado, quando a temperatura sobe de 37ºC para 40ºC, com 45% H = constante, a viscosidade decresce de 2%.
O aumento de proteínas do sistema imunológico também pode causar espessamento do sangue (aumento da viscosidade do sangue). O aumento de plaquetas ou fatores de coagulação sanguínea pode causar coagulação sanguínea excessiva imprópria (trombose).
Consuma frutas cítricas, brócolis, mirtilos, sementes de girassol, amêndoas, tomates e vegetais de folhas verdes. Uma suplementação pode ser indicada, mas converse com seu médico. Promove aumento dos níveis de NO pela maior síntese da enzima NO sintase.
Pode ser resultado de um problema da medula óssea (policitemia vera) ou, com maior frequência, a uma compensação de problemas pulmonares (a medula óssea produz mais hemácias para aumentar o transporte de oxigênio para o corpo). Qualquer aumento persistente do hematócrito deve ter sua causa determinada por um médico.
Para tratar a anemia na gravidez recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico como carnes, bife de fígado, feijão, espinafre, lentilha e couve, pois assim é possível repor os níveis de ferro no organismo, o que influencia diretamente na quantidade de hemoglobina circulante.