Blaise Pascal, matemático, físico e filósofo francês, inventou a primeira calculadora mecânica em 1642. A calculadora trabalhava perfeitamente, ela transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo semelhante a um velocímetro do automóvel. Pascal chamou sua invenção de Pascalina.
Na dura visão de Pascal, o homem é profundamente infeliz pois só um bem infinito, e portanto inabarcável, poderia satisfazer seus anseios. ... O homem está destinado ao meio, mas não pode perder de vista os dois extremos. Diante deles, tudo é ínfimo, desnecessário, passageiro.
Essa posição na qual o homem é colocado é caracterizado por Pascal como dois abismos, a saber: o nada e o infinito. Também encontramos a afirmação de que o homem é um caniço pensante, ou seja, um bambú, o mais frágil de todos, mas o fator que o diferencia é a sua capacidade racional, a sua capacidade de pensar.
O caniço pensante expressa a figura do humano que, enquanto ser racional, característica que desde as origens do pensamento clássico e ainda, de certo modo, presente em nossa atualidade, predomina sobre as outras espécies. Um caniço que pensa, pois mesmo capacitado de racionalidade quebra com uma forte ventania.
Porque vivendo em um momento em que empirismo e racionalismo disputavam a hegemonia pela verdade ele afirmava que a fé, chamada de coração, tem mais razões sobre as verdades dos que o pensamento dos cientista do seu tempo... ou seja, ele estava retomando o dogmatismo da idade média, contra a corrente racionalista e ...
DESCARTES, René (1596 - 1650). Filósofo e cientista francês, considerado o pai da moderna investigação filosófica.
Os três racionalistas principais são Descartes, Bento de Espinosa e Gottfried Wilhelm Leibniz. Depois de Francis Bacon e Thomas Hobbes, vieram os posteriores empiristas John Locke, George Berkeley e David Hume.
Franceses
Primeiro, porque o mais próximo que havia de uma máquina de calcular, até o século 17, era o ábaco. Segundo, porque seu inventor, o francês Blaise Pascal (1623-1662), a construiu muito jovem, quando tinha entre 19 e 21 anos. O objetivo era ajudar o pai, Étienne, matemático famoso na França.
19 de agosto de 1662