VF = VP * (1+i)t, onde:
A taxa nominal é a taxa declarada de uma operação financeira. ... Já a taxa de juros real, por sua vez, é a taxa nominal descontada da inflação. Ou seja, é quanto um investimento rende acima da inflação.
Em toda operação de mercado aberto, existe uma contrapartida em títulos públicos federais que serve de garantia (lastro) de cada operação. Os preços de lastro são chamados no mercado de PU550 (antiga resolução 550 do BACEN, hoje sem efeito).
Sempre que um título tem parte ou toda a sua remuneração prefixada, seu valor no vencimento (valor futuro) já é conhecido. Basta descontá-lo pela taxa de juros do papel para se chegar ao valor presente, que é o preço de mercado atual, também chamado de preço unitário (P.U.).
A diferença básica é que, enquanto o prefixado apresenta rentabilidade definida, o pós-fixado acompanha algum indicador. Assim, quem investe no primeiro grupo sabe como será seu rendimento previamente, enquanto quem investe no segundo, só conhecerá os resultados na data de vencimento.
Pós-fixados indexados à inflação Os dois primeiros títulos têm como indexador o IPCA, o índice oficial de inflação. Já o Tesouro IGPM+ tem a remuneração indexada ao IGP-M, o índice de inflação comumente usado nos reajustes dos aluguéis de imóveis.
Quais são os 4 principais indexadores econômicos?
Através da média de juros cobrada nas operações entre os bancos, a taxa DI transformou-se em uma base para rentabilidade de diversos investimentos de renda fixa. Historicamente, o CDI possui índices melhores comparados ao IPCA, geralmente operando acima da inflação.
Nas ferramentas de busca, o indexador é o programa que navega autonomamente pela Internet, localizando e varrendo os documentos em busca de palavras-chaves para compor a base de dados da pesquisa.