Fiscalização Contábil: em órgãos públicos, o CRC fiscaliza o responsável técnico e não o órgão. Órgão público é uma unidade com atribuição específica dentro da organização do Estado.
Não tem muito o que fazer pois a empresa está em seu nome e o responsável por ela é você, mas vc deve sim fazer um acordo com o escritório para que eles paguem a multa e parcelem o imposto, sendo que por denuncia expontânea a multa cai muito.
Pelo prazo de cinco anos, a partir do conhecimento do fato, pode ser exigido do contador a reparação dos danos causados. Contadores são pessoalmente responsáveis pelos atos culposos junto aos clientes e pelos atos dolosos perante terceiros, solidariamente com o cliente.
No que se refere a responsabilidade civil do contador, merece destaque o artigo 186 do Código Civil/2002 , que assim prescreve: Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Quais são os principais erros do contador que não podem ser cometidos?
O código de ética do profissional contábil tem com principal objetivo reger e fixar a forma de se conduzir os contabilistas profissionais quanto ao exercício de sua função, quanto aos seus colegas e quanto a sua classe contábil. O contabilista tem deveres e obrigações.
A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.
Comentário: A contabilidade controla e registra o patrimônio das entidades, sejam elas pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos.
A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizada pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
O que é a contabilidade gerencial e qual a sua função nas empresas? Contabilidade gerencial é um procedimento que visa mensurar e analisar as informações financeiras e contábeis utilizadas pela gestão da empresa nos trabalhos de planejamento e controle do negócio, assegurando, assim, o uso apropriado dos seus recursos.
A Contabilidade gerencial tem por fim contribuir para um melhor entendimento da situação patrimonial da empresa, sendo que ele se tornou uma obrigatoriedade para o gerenciamento, fazendo com que ela se torne uma ferramenta indispensável no processo de gestão.
A meta da contabilidade de custos no planejamento é definir os objetivos e preparar orçamentos. Do mesmo modo, visa também organizar e emitir instruções para o bom funcionamento de toda a atividade. Quando combinada com a função de controle e implementação dos planos, constitui o processo de gerenciamento.