Entende-se por Ruído Contínuo ou Intermitente, para os fins de aplicação de Limites de Tolerância, o ruído que não seja ruído de impacto.
Anexo 1 - Ruído Contínuo ou Intermitente. · Ruído Contínuo ou Intermitente: aquele que não é ruído impacto; · Impacto: com duração inferior a um segundo, em intervalos superiores a um segundo.
ruído, contínuo ou intermitente, superiores a 115 dB(A), sem proteção adequada, oferecerão risco grave e iminente. A Portaria 3214/78 do MTb (NR-15 anexo 1), define o limite de tolerância para ruído em diferentes períodos de exposições com variáveis níveis, durante a jornada de trabalho.
Os limites de tolerância para ruído podem variar de acordo com o tempo a que o trabalhador fica exposto ao som, podendo ir de 85 decibéis para quem fica 8 horas diárias em locais com alto nível de ruído a 115 decibéis para quem fica apenas 7 minutos exposto.
50 decibéis
80 decibéis
A lei estabelece limites diferentes para o período do dia, que vai das 7h até as 22 horas, e o período da noite, onde os limites são menores, indo das 22h até as 7 horas. Nos domingos e feriados, entre as 22h e 8 horas da manhã.
Segundo a OMS, o som de celulares varia de 75 dB a 136 dB (decibéis).
É importante saber que, entre 80 e 90 decibéis, os efeitos demoram a surgir e se agravam com o passar dos anos conforme ficamos expostos a estes ruídos com frequência. Até 115db as consequências aparecem em menos tempo de exposição. Acima de 115db, os danos surgem imediatamente e de forma irreversível.
80 decibéis - Furadeira - Aumenta a taxa de colesterol no sangue e perda auditiva. 80 decibéis - Trânsito intenso - Aumenta da pressão e dos batimentos cardíacos, irritação e dores no estômago. 70 decibéis - Microondas - Causa desconforto e irritação. 35 decibéis - Geladeira - Provoca um leve incômodo.
No caso de liquidificadores, o registro não pode ser maior que 85 decibéis.
45 dB
Barulho na hora de dormir
Até 50 dB: nível confortável, de acordo com a OMS; Acima de 50 dB: o organismo humano começa a receber impactos do ruído; De 55 a 65 dB: a pessoa fica em estado de alerta e não relaxa.
Mude os móveis de lugar. Quando o problema for o barulho da rua ou de um vizinho, mudar os móveis de lugar pode ajudar a diminuir o som que entra na casa. Colocar mais móveis no quarto também pode abafar o som, enquanto mudá-los de lugar é útil para afastar a cama da fonte do ruído.
Soluções práticas para abafar o barulho dos vizinhos e da rua
A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som. Fica a dica!